A Água de enchentes pode transmitir doenças ao aparecerem sintomas como:
- Febre e Calafrios;
- Diarréia, Náuseas e Vômitos;
- Dor nos músculos ou dor no corpo;
- Ferimentos;
- Icterícia (olhos e pele amarelos), fezes claras e urina escura;
- Dor de cabeça;
- Cansaço, fraqueza e falta de apetite;
Cuidados a serem tomados
1 – EVITE CONTATO COM A ÁGUA: Se o contato com a água de enchentes for inevitável, permaneça o menor tempo possível na água ou lama.
Não deixe que crianças nadem ou brinquem na água e na lama das enchentes. Ao retornar para sua casa, use sempre botas e luvas de borracha ou sacos plásticos duplos.
2 – JOGUE FORA MEDICAMENTOS E ALIMENTOS QUE ENTRARAM EM CONTATO COM LAMA OU ÁGUA DA ENCHENTE, mesmo que estejam embalados com plástico ou fechados (garrafas pet, leite, grãos ensacados).
3 – LAVE BEM AS MÃOS ANTES DE PREPARAR ALIMENTOS;
4 – Beba sempre água potátel e utilizr-a no preparo de alimentos, especialmente dos lactentes (menores de um ano). FERVA POR PELO MENOS 1 MINUTO OU ADICIONE 2 GOTAS DE HIPOCLORITO PARAD CADA LITRO DE ÁGUA;
5 – COMO LIMPAR A LAMA DAS ENCHENTES: Retire a lama pós enchente, que tem poder infectante, SEMPRE SE PROTEGENDO COM LUVAS E BOTAS DE BORRACHA OU SACOS PLÁSTICOS DUPLOS NOS BRAÇOS E PERNAS. Lave o local e a seguir desinfecte diluindo um copo de 200ml de hipoclorito de sódio a 2,5% (água sanitária) para um balde de 20 litros de água.
6 – Utensílios domésticos (panelas, copos, pratos e objetos lisos e laváveis) também DEVEM SER LAVADOS COM ÁGUA E SABÃO E DESINFETADOS. Utilize uma solução com 200ml de água sanitária (1 copo) em 800ml de água limpa (4 copos). Deixe de molho por 1 hora e enxague com água limpa.
Fonte: www.cvs.saude.sp.gov.br
|