Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Assistência Social e Cidadania

20 de Abril de 2017 às 16:25 CRAS completa 10 anos de atendimento

O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) “Maria Aparecida Vieira da Silva”, do bairro Nogueira, comemorou 10 anos de atividades em Guararema. Inaugurado em abril de 2007, na gestão do então prefeito, hoje deputado estadual André do Prado, a unidade atende atualmente 650 famílias referenciadas. Durante os 10 anos foram mais de 16 mil atendimentos. Funcionários e público atendido passaram pelo local e comemoraram a data.

Considerado a principal porta de entrada dos usuários à rede de proteção social do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), o CRAS tem por objetivo prevenir a ocorrência de situações de vulnerabilidade e riscos sociais, por meio do desenvolvimento de potencialidades dos cidadãos, do fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, e da ampliação do acesso aos direitos de cidadania.

Um dos principais serviços prestados pelo CRAS é a Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), que atualmente atende 650 famílias referenciadas tendo como objetivo o acompanhamento, acolhendo, informando e encaminhando para trabalhos, cursos e palestras, entre outras atividades.

Já o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo (SCFV), atende a cerca de 280 crianças, jovens e idosos, seja nos centros socioeducativos da Prefeitura ou nas entidades parceiras, atuando em ações de educação complementar e visando o fortalecimento de relações familiares e sociais.

Entre os visitantes do local no dia do aniversário estava a jovem Ana Elisa Amaral, de 19 anos, que depois de passar oito anos frequentando as atividades e projetos do CRAS, hoje atua como estagiária do Centro Socioeducativo “Salvador Leite”, uma das unidades da Secretaria de Assistência Social e Cidadania.

“Hoje vejo como aprendi e cresci muito graças aos projetos do CRAS. Sinto que esta oportunidade de estágio é justamente por eu ter passado por aqui e entender a importância do trabalho que é desenvolvido e a valorização da família”, disse Ana Elisa.

Para o secretário responsável pelo equipamento social, Sidnei Leal (Gordo), existem muitos motivos para comemorar. “Os resultados mostram o alcance do trabalho, foram mais de 16 mil atendimentos em caráter preventivo à situação de vulnerabilidade social. Com certeza temos muito que comemorar e agradecer a todos os profissionais que trabalham no dia a dia”, disse.

O deputado André do Prado também comemorou a data. “Recordo-me, como se fosse hoje, de sua inauguração. Quando assumi como prefeito da cidade, tínhamos a necessidade deste equipamento público para oferecer os serviços de proteção e assistência básica as pessoas em vulnerabilidade social. Naquela época fizemos este investimento cujo trabalho tem sido conduzido de forma exemplar”, disse.

Ao final do evento o prefeito Adriano anunciou a continuidade das obras para implantação de uma nova unidade do CRAS no Parateí. “O CRAS é um equipamento importante que queremos levar também para a Região Norte de Guararema. As obras estão avançadas e em breve estaremos inaugurando mais uma unidade que irá prestar assistência a muitas outras famílias”, finalizou.

O CRAS fica na Rua Doutor Armindo, nº 300 no bairro Nogueira. Os telefones para informações são: 4693-5461 e 4693-1271.


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados