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Educação

31 de Março de 2017 às 16:32 As relações de ensino e aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais

 Na última semana, Professores do Ensino Fundamental e Educação Infantil, além de Coordenadores Pedagógicos e Diretoras de Escola, participaram da formação continuada que aborda as relações de ensino e aprendizagem dos alunos com Necessidades Educacionais Especiais e/ou acentuada dificuldade de aprendizagem no contexto da escola regular.

O curso busca colaborar para que a escola construa os alicerces da democracia, sem rótulos e exclusão, removendo as barreiras que impedem a efetivação dos processos de ensino e aprendizagem, permitindo assim a participação de todos.

As formadoras Aline Amorim e Luciane Oreste promoveram reflexões com intuito de rever conceitos e práticas educativas tradicionais, classificatórias e padronizadas, já que na educação inclusiva as ações devem considerar outras variáveis de análise, devendo estar suscetíveis a percorrer caminhos alternativos de desenvolvimento, com a utilização de recursos peculiares, necessários a cada situação.

A educação passa a ser inclusiva quando identifica a necessidade do aluno e, acima de tudo, quando é uma proposta que permite atender a esta necessidade.

Neste contexto, o papel do educador é o de desafiar o aluno no processo de construção do conhecimento, apoiando-o em suas necessidades, intervindo, sendo mediador e comprometido com o seu progresso.

A formação terá continuidade no decorrer do ano letivo, pois faz parte de um projeto maior, que contempla, além das formações, visitas às unidades escolares, possibilitando diálogos entre as formadoras e a equipe escolar.


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