Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência SIC
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Educação

07 de Julho de 2017 às 10:21 Programa de Erradicação do Analfabetismo tem início este mês

As inscrições seguem abertas para o Programa de Erradicação do Analfabetismo (PEA). As aulas serão ministradas na Escola Municipal José Benedito dos Santos, no bairro Ipiranga, a partir do dia 25 de julho.

O Programa de Erradicação do Analfabetismo (PEA) foi criado no ano de 2009, por iniciativa do Poder Executivo, visando colaborar para que os alunos jovens e adultos, que não tiveram acesso à alfabetização na idade certa ou que tiveram que deixar a escola por motivos diversos, completem essa etapa e estejam aptos a prosseguir os estudos. Os alunos que se enquadrarem no Programa terão uma bolsa-auxílio no valor de R$50,00/mês, além de transporte gratuito.

Em 07 de junho de 2017, foi criada a Lei 3201/2017, que aprova o Programa Municipal Brasil Alfabetizado, com o objetivo de elevar progressivamente a taxa de alfabetização da população de jovens de quinze anos ou mais, adultos e idosos residentes em Guararema.

O Programa Municipal Brasil Alfabetizado oferecerá aulas com duração de duas horas diárias, das 19h30 às 21h30, de segunda a sexta-feira. As inscrições podem ser feitas ao longo do mês de julho, diretamente na E.M. José Benedito dos Santos.

Até o momento o Programa conta com 30 inscritos, demonstrando que o número de munícipes analfabetos vem diminuindo ao longo dos anos. Além disso, muitos dos participantes de 2014 deram continuidade aos estudos, realizando cursos na Escola Profissionalizante e matriculando-se no Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas Escolas Estaduais da cidade.

Programas como este promovem a superação do analfabetismo e contribuem para a universalização do ensino fundamental no Brasil. Assim, é possível reconhecer a educação como direito humano, colaborando para escolarização das pessoas ao longo de toda a vida.

Com esta iniciativa, a Prefeitura Municipal de Guararema avança no cumprimento de uma importante meta do Plano Nacional de Educação, confirmada pela inclusão no Plano Municipal de Educação, que é a erradicação do analfabetismo.


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados