Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência SIC
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Educação

31 de Outubro de 2017 às 10:38 Unidades escolares participam da Campanha Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento internacional que visa à conscientização sobre a importância de um diagnóstico precoce e da prevenção contra o câncer de mama. Ao longo do mês, a campanha foi realizada em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, as quais debateram o tema e realizaram ações com o objetivo de conscientizar as mães, tias e avós sobre a relevância de estarem atentas, observando o seu corpo e realizando exames periódicos.

A campanha existe desde o ano de 1997, mas o laço rosa, símbolo do movimento, foi criado bem antes, em 1990, durante a primeira corrida pela cura do câncer de mama, realizada pela Fundação Susan G. Komen. Desde então era utilizado para enfeitar locais públicos e outros eventos que lutavam por essa causa.

O Câncer de Mama

O câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo. Normalmente a doença é diagnosticada em exames de rotina quando se percebe um nódulo na região dos seios. Entretanto, muitas vezes, os nódulos não podem ser sentidos, sendo, portanto, fundamental a realização de exames de imagem. A mamografia é o principal exame realizado para o diagnóstico e deve ser feito por mulheres entre 40 e 69 anos de idade.

O câncer de mama possui significativos índices de cura, que giram em torno dos 95% quando descoberto precocemente. O tratamento normalmente consiste em uma cirurgia para a retirada do tumor e a complementação com técnicas de radioterapia e quimioterapia.

Apesar de muitas vezes o câncer de mama não possuir causa específica, algumas medidas podem ser tomadas como prevenção. A principal forma de prevenir-se é ter uma alimentação saudável, balanceada e rica em alimentos de origem vegetal. É importante também evitar embutidos e o consumo excessivo de carne vermelha. Atividades físicas e hábitos saudáveis de vida, como não fumar nem ingerir bebida alcoólica, também ajudam a evitar a doença.

Alunos da E.M. Santa Rita de Cássia empenhados nesta causa


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados