Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência SIC
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Educação

11 de Dezembro de 2017 às 16:54 Educação de Guararema é uma das melhores do Brasil

 IOEB – Índice de Oportunidades da Educação Brasileira - classificou Guararema entre as 100 melhores dos 5.573 municípios do país e a melhor da região

Guararema foi classificada como uma das cidades brasileiras com a melhor Educação para crianças e adolescentes. No ranking de todo o país Guararema aparece na 83ª colocação. Já no Estado de São Paulo o município alcançou a 38ª posição. Na Região Metropolitana de São Paulo, que conta com 39 municípios e na Região do Alto Tietê, com 11 municípios, Guararema é a primeira colocada.

Além do bom desempenho no ranking, Guararema ainda registrou a nota 5,4, ficando acima da média estadual de 5,3, e da média nacional de 4,7.

Criado pelo Centro de Liderança Pública, o IOEB tem como apoiadores a Fundação Roberto Marinho, a Fundação Lemann e o Instituto Natura.

Para compor o índice são levados em consideração o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) anos iniciais do Ensino Fundamental e anos finais do Ensino Fundamental, cujo resultado de Guararema (anos iniciais – Rede Municipal) também é o melhor da região do Alto Tietê; a taxa líquida de matrícula do Ensino Médio; a escolaridade dos professores; o número médio de horas aula por dia; a experiência dos diretores e a taxa de atendimento na Educação Infantil.

Atualmente, Guararema conta com 3.789 alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino, abrangendo a Educação Infantil e o Ensino Fundamental Ciclo 1; 56 jovens e adultos matriculados no programa Brasil Alfabetizado, que interromperam seus estudos por motivos variados e agora retornaram às salas de aula para concluir a Educação Básica; 24 escolas em funcionamento, incluindo a Escola Municipal de Educação Complementar, dedicada à educação especializada e inclusiva de alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino que possuem necessidades educacionais especiais e/ou acentuadas dificuldades de aprendizagem e cerca de 400 profissionais que atuam nas escolas como diretores, coordenadores, professores, auxiliares de vida escolar, profissionais administrativos e demais funções. Todo o planejamento escolar do ano é desenvolvido no início do ano e os diretores, coordenadores e professores passam por constante processo de Formação Continuada, participando de palestras, seminários e workshops sobre temas diversos.

Segundo o prefeito Adriano Leite, o resultado é reflexo do desempenho da gestão e dos investimentos da Prefeitura de Guararema na Educação. A área é tratada como prioridade no município. “Este resultado é uma combinação de fatores como a qualidade dos nossos profissionais, a infraestrutura oferecida nas escolas que, desde 2014, contam com o Sistema de Ensino Poliedro e a gestão e direcionamento dos recursos para a área. Investir na formação dos nossos cidadãos é nossa prioridade, pois afeta diretamente às demais áreas e o futuro da população”, comentou.

Confira as posições de Guararema!

1ª na região do Alto Tietê

1ª na Região Metropolitana do Estado

38ª no Estado de São Paulo

83ª no país

 


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados