Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Saúde

20 de Abril de 2017 às 15:25 Campanha de vacinação contra a gripe segue até maio

Nesta semana foi dado início à Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza. Moradores de Guararema que fazem parte dos grupos prioritários: profissionais da saúde e idosos; gestantes, puérperas (45 dias após o parto), crianças (entre 6 meses e 5 anos) e indígenas; pessoas com comorbidades; professores e Sistema Prisional (reclusos e funcionários) devem ficar atentos as datas de vacinação.

De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 54,2 milhões de pessoas que integram os grupos prioritários devem receber a vacina. As doses são enviadas pelo Ministério à Secretaria Municipal de Saúde, a qual encaminha às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Especialidades de Saúde e Apoio à População.

A 19ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe segue até o 26 de maio, sendo que dia 13 será marcado pela mobilização nacional. “O calendário é determinado pelo Ministério da Saúde, assim como as doses recebidas. Esperamos alcançar 90% de todos os grupos e manter a população protegida contra a gripe”, explica Adriana Martins de Paula, Secretária de Saúde do município.

“É extremamente importante que as pessoas, que integram os grupos prioritários, tomem a vacina dentro do prazo de vacinação. Assim, conseguimos evitar a gripe e seus possíveis agravamentos”, lembra o Prefeito de Guararema, Adriano Leite.

Nos anos anteriores no município foram registrados alguns casos da doença. Em 2015 foram contabilizados 13 casos. Já em 2016 foram três casos e em 2017, até o momento, há um registro da doença.


Confira os grupos prioritários e suas datas de início da vacinação:


A partir de 17 de abril: trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados e pessoas com 60 anos ou mais
A partir de 24 de abril: gestantes, puérperas (45 dias após o parto), crianças (de 6 meses até 5 anos) e indígenas
A partir de 2 de maio: pessoas com comorbidades
A partir de 8 de maio: professores (rede pública e particular), Sistema Prisional (reclusos e funcionários) e os grupos anteriores
Dia 13 de maio: Dia “D”

 


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados