Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência SIC
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Saúde

05 de Julho de 2017 às 09:25 Moradores do Lambari e Jardim Dulce usufruem de horta em UBSs

 As Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos bairros Lambari e Jardim Dulce, em Guararema, contam com uma horta com itens frescos para o consumo das famílias participantes de projetos nos locais. A ideia é estimular os moradores a produzirem seus próprios alimentos e, consequentemente, melhorar o padrão alimentar nos lares das regiões.

As duas Unidades contam com alimentos frescos como alface, cenoura, hortelã e beterraba, os quais são distribuídos aos moradores que participam dos grupos abertos. Além disso, a nutricionista Cássia Elena Franco orienta os participantes sobre uma alimentação saudável e bons hábitos alimentares.

“A iniciativa é o primeiro passo para que as pessoas tenham uma reeducação alimentar. É importante que as famílias compreendam a necessidade de comer bem e façam essa introdução na rotina. A produção de uma horta em casa é fácil e buscamos incentivar essa prática”, explica a nutricionista Cássia Elena Franco.

Cada grupo é composto por até dez pessoas e coordenado pela psicóloga Dayana Carla Pereira. Além do auxílio de recolhimento na horta, os integrantes fazem crochê e terapia, tornando os encontros mais agradáveis e proveitosos.

A horta é mantida pelos funcionários das UBSs e mensalmente são entregues durante as reuniões. Um dos motivos da ação é o alto índice de obesidade na população brasileira, devido o aumento de consumo de alimentos industrializados, auxiliando no combate a doença.

 


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados