Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência SIC
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Saúde

27 de Setembro de 2017 às 11:47 Campanha Antirrábica encerra em outubro

Após três meses da Campanha Antirrábica 2017, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) segue para a última fase da vacinação. Mais de 6100 animais, entre gatos e cachorros, já foram protegidos por meio da Campanha.

Os bairros Salto, Itapeti, Convento, Itapema II, Sítio dos Quinze, Capoeirinha, Paião, Bellard, Fazenda do Banco, Ponte Alta, Putim, Industrial 3, Serrote, Lagoa Nova, Botuquara e Santa Catarina devem receber a equipe do CCZ em outubro.

Devem ser vacinados cães e gatos saudáveis, a partir do 3º mês de vida. Não podem ser vacinados animais doentes, em tratamento ou desnutridos, filhotes menores de três meses e fêmeas gestantes ou no cio.

Os gatos, sobretudo, devem estar contidos adequadamente em caixas de transporte, gaiolas ou quaisquer outros meios de contenção ao serem encaminhados aos pontos de vacinação, a fim de evitar transtornos e fugas.

Vale lembrar que nos bairros com pontos volantes a equipe não entra nos imóvel e atende apenas os cães que já estiverem contidos no portão de entrada das residências.

Saiba mais sobre a raiva

A raiva é uma zoonose viral, quase sempre fatal quando a pessoa não recebe assistência médica em tempo hábil. A doença é transmitida pela saliva de animais contaminados, sendo a mordida, a principal forma de entrada do vírus no organismo.

É muito importante, em qualquer situação de contato com saliva de animais desconhecidos ou suspeitos, lavar a região abundantemente com água e sabão e procurar assistência médica.

Qualquer mamífero pode se infectar com o vírus: bois, cavalos, macacos, cães, gatos, morcegos, raposas, entre outros. As principais fontes de infecção são o cão e o morcego que, por meio da mordedura, contaminam outros animais.

Informações:
Setor de Controle de Zoonoses: (11) 4693-3966


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados