Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência SIC
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Saúde

08 de Novembro de 2017 às 11:00 Campanha “Novembro Azul” em Guararema

A Campanha “Novembro Azul” teve início na última terça-feira (7 de novembro) com seu lançamento oficial. O evento contou com uma palestra com o Dr. Antônio Silvio Amaral Costa, abordando o tema: prevenção do câncer de próstata e a saúde do homem.

Ao longo do mês, o público poderá acompanhar as atividades realizadas pela Secretaria de Saúde, como forma de conscientização sobre doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No dia 11 de novembro, um Festival de Futebol de Salão deve agitar os participantes a partir das 8h, na Quadra Poliesportiva “José Rosa de Siqueira”, no bairro Itapema. Já no dia 18 de novembro é a vez do Festival de Futebol de Campo realizado no Campo do Colorado, no bairro Jardim Dulce. Nas oportunidades, funcionários da Secretaria estarão disponíveis para esclarecer dúvidas sobre a saúde masculina.

Além disso, como parte da programação estão previstas rodas de conversa nas Unidades de Saúde, palestras em empresas do município e bate-papo com beneficiários do Programa Bolsa Família. Um trabalho educativo com os alunos das escolas municipais também deve complementar o cronograma de atividades.

O dia 24 de novembro será marcado com a Sexta Azul, incentivando funcionários e população em geral a utilizar uma roupa na cor azul, como forma de apoiar a Campanha. No dia 25 de novembro será o encerramento da Campanha “Novembro Azul”, com um passeio de maria-fumaça.

Doença
De forma silenciosa, o câncer de próstata não apresenta sintomas, sendo detectado apenas por meio de exames. No entanto, em alguns casos podem apresentar dificuldade ou demora para urinar, jato de urina mais fraco, urinar várias vezes durante a noite, dor na micção ou sangue na urina.

A orientação é que homens com casos de câncer de próstata na família devem realizar anualmente o exame a partir dos 40 anos e homens (em geral), a partir dos 45 anos.

 


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados