Na primeira Eco-Sexta de julho, o Núcleo de Educação Ambiental (NEA) Sinhô Muniz, na Ilha Grande, recebe a palestra “Os desafios na preservação das abelhas frente ao impacto ambiental no Alto Tietê”, às 9h e às 14h, no dia 7 de julho.
As pesquisadoras Eryka Pereira da Silva e Samantha Marx de Castro, da Universidade de Mogi das Cruzes, apresentam a importância das abelhas europeias (Apis mellifera) e nativas do Brasil. A ideia é tratar a polinização e os efeitos com a fragmentação das florestas, poluição, desmatamento e o uso de agrotóxicos.
Eryka e Samantha são pesquisadoras, graduandas em Ciências Biológicas (UMC). Samantha é Técnica em Nutrição, voluntária como Monitora de Anatomia Humana e trabalhou no Laboratório de Mirmecologia do Laboratório de Abelhas da USP. Eryka foi monitora voluntária na disciplina de Histologia e Embriologia Humana, realizando auxílio, pré-avaliação e montagem de seminários relativos ao componente curricular. Além disso, Eryka é coautora do estudo "Material Didático alternativo ao uso de animais vivos nas Ciências Biológicas".
Juntas, desenvolvem um projeto de iniciação científica relacionado a abelhas e o estágio em manejo de abelhas nativas na Universidade de São Paulo (USP).
As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo e-mail meioambiente@guararema.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4693-8000 ramal 8070.
Palestra “Os desafios na preservação das abelhas frente ao impacto ambiental no Alto Tietê”
Dia 07 de julho, às 9h e 14h
NEA Sinhô Muniz fica na Ilha Grande – acesso pela Praça Lydia Custódio Dominguez