Visando a promoção do uso racional de água nos prédios públicos, a Prefeitura de Guararema conta com o “Projeto de Redução de Despesas em Prédios Públicos” para o controle mensal do volume de consumo de água potável. O estudo é realizado pela Secretaria de Desenvolvimento de Projetos e Controle Estratégico desde 2015 e verifica a variação acima da média em relação às análises e históricos.
Um dos comparativos é realizado pela concessionária Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP), a qual colabora com a leitura de dados e aferição dos medidores. Além disso, as Secretarias de Desenvolvimento de Projetos e Controle Estratégico e Obras e Infraestrutura realizam ações pontuais, priorizando a demanda de serviços, como troca de equipamentos danificados, conserto de vazamentos e conscientização de consumo.
Entre os exemplos está o estudo realizado num dos prédios públicos, onde o consumo reduziu de 123m³ em abril/2017 para 40m³ em junho/2017, resultando numa queda de 67%. Análises mensais sob a ótica de volume de consumo mensal de água potável foram aplicadas, diagnosticando o consumo dos prédios públicos e informando a Secretaria de Obras e Infraestrutura para a vistoria e reparos in loco.
A medida faz parte das diretrizes para a conquista da Certificação do Programa Município VerdeAzul da Secretaria de Meio Ambiente do Estado. A primeira fase do Programa aconteceu no início de junho deste ano, com a garantia da pré-certificação. Em setembro, devem ser anunciados os finalistas e a final está prevista para acontecer em dezembro com os municípios que atingirem nota superior a 80 pontos. Em 2016 Guararema totalizou 85,27 pontos.
O Programa Município VerdeAzul tem o objetivo de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental avaliando inúmeras diretrizes. Entre elas estão: relatórios de ações promovendo o uso racional da água, documentos, ações de proteção ambiental com foco na proteção das nascentes, plano de arborização, ações de sensibilização e mobilização para a Coleta Seletiva.