O Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Ilha Grande recebeu a instituição Humane Society International (HSI) para a palestra “Alimentação Ética e Sustentável” na última sexta-feira, dia 18 de agosto. Cerca de 70 pessoas estiveram presentes e aprenderam um pouco mais sobre o movimento global “Segunda Sem Carne” e sobre a situação de animais para consumo.
Sandra Limande Lopes, gerente de Políticas Alimentares na HSI e defensora da causa animal há mais de 10 anos, falou sobre a importância para a saúde e para o meio ambiente de não consumir produtos de origem animal, propondo o hábito de não comer carne pelo menos uma vez por semana.
Após as palestras, o público pode conferir uma receita de bolo de chocolate vegano elaborada pelo renomado chef André Vieland. Vegano há mais de 20 anos, André explicou um pouco de suas receitas e como realizar a substituição de carne por alimentos tão nutritivos e saborosos quanto.
A dupla ainda relatou a implantação da Segunda Sem Carne em diversas escolas em outras cidades do país, como em São Paulo, Santos, São Pedro, Teresina, Distrito Federal, entre outras.
Próxima Eco-Sexta
A próxima Eco-Sexta está prevista para acontecer no dia 1º de setembro, às 10h. Desta vez com o tema “Danças Circulares e o Todo: melhor qualidade de vida para o planeta”. A pedagoga e educadora física, Sonia Yamashita de Campos Lima desenvolverá atividades buscando trabalhar os dois hemisférios cerebrais, desafiando a lateralidade dos participantes, mostrando a necessidade do movimento para uma vida saudável.
As Eco-Sextas são gratuitas e para participar é necessário realizar a inscrição pelo e-mail meioambiente@guararema.sp.gov.br ou pelo telefone (11) 4693-8000 ramal 8070. A palestra tem emissão de certificado de participação.
Atividade “Danças Circulares e o Todo: melhor qualidade de vida para o planeta"
Dia 1º de setembro, às 10h
NEA Sinhô Muniz fica na Ilha Grande – acesso pela Praça Lydia Custódio Dominguez