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Emprego e Desenvolvimento Econômico

05 de Maio de 2020 às 18:23 Coronavírus: COMO ESTRUTURAR UM SISTEMA DELIVERY E AUMENTAR AS VENDAS

 Com os comércios fechadas, é importante buscar alternativas para continuar vendendo e adaptar sua empresa para as entregas usando o sistema delivery. As medidas de quarentena e isolamento são necessárias para conter o avanço do novo coronavírus, porém os efeitos nos negócios serão inevitáveis.

Empresas que antes atendiam apenas em pontos de venda físicos, nesse momento estão recorrendo aos serviços de entregas.

Ao usar o sistema de delivery é preciso planejamento e alguns cuidados:

MANTER UM SISTEMA DE COMUNICAÇÃO COM O CLIENTE:

É importante explorar os diversos formatos disponíveis quando o assunto é delivery, utilizando desde a tendência dos aplicativos de entrega, aplicativos de mensagens como WhatsApp e redes sociais como o Facebook. O que pode ser utilizado tanto pelos serviços de alimentação fora do lar, como restaurantes e lanchonete, quanto para outros segmentos que procuram nesse momento aderir a esse formato.

A empresa pode montar um catálogo de produtos, com descrição e preços atualizados e atender diretamente os pedidos de seus clientes. Existem ainda plataformas que facilitam o processo de venda por redes sociais. Porém, para atender aqueles menos familiarizados com tecnologia, vale lembrar que também pode receber pedidos pelo bom e velho telefone. O importante é manter vários canais de comunicação com os clientes, vale fazer vídeos, stories e lives para promover seus produtos e serviços.

Para os negócios que ainda não estão na internet, pode-se fazer o cadastro no Google Meu Negócio, plataforma que exibe informações como telefone, endereço e site das empresas na plataforma de busca e no Google Maps.

DEFINIR UM MEIO DE ENTREGA:

Deve-se definir o meio de entrega e garantir o tempo informado ao cliente, para evitar insatisfações e perdas futuras de vendas e negócios. Dependendo do produto e da distância, muitos empreendedores utilizam meios de transportes próprios e não cobram taxas de entrega.

ATENÇÃO AOS MEIOS DE PAGAMENTO:

Esse é um ponto de atenção e é preciso considerar bem as taxas e condições envolvidas em transações por plataformas de pagamento. Se for optar pelo dinheiro ou pela maquininha de cartão, lembre-se de adotar medidas de precaução, como a higienização constante do aparelho. Os cuidados, é claro, valem também para as mercadorias - e devem estar presentes em todo o processo.

CUIDADOS IMPORTANTES:

Para alguns produtos as Notas Fiscais devem acompanhá-los e é importante ter provas de que o cliente recebeu o pedido, como um recibo assinado. É importante ficar atento ao Código de Defesa do Consumidor, que prevê, por exemplo, o direito à devolução de mercadorias compradas online em até sete dias onde a loja não pode cobrar a taxa de entrega do cliente e fica responsável pela logística reversa.

SEJA VISTO:

É muito importante nesse momento que o maior número de pessoas saiba que você está implementando um novo formato de venda, tente garantir que seus clientes fiquem sabendo sobre isso o mais rápido possível.

FAÇA PROMOÇÕES:

Todo mundo gosta de uma boa promoção, não é mesmo? Mas para que ela apresente o resultado esperado é preciso ter atenção a alguns pontos importantes.

É preciso destinar as suas promoções para o público certo e para isso você tem que conhecer o seu cliente. Para estimular as vendas e divulgar seu negócio: monte combos de produtos; ofereça descontos na compra da segunda unidade ou um valor reduzido para um produto específico, quando também for comprado um outro produto; presentei os clientes com brindes; promova programas de fidelização.

É importante definir um prazo para a promoção e caprichar na divulgação, deixando-a em evidência. Aproveitar datas comemorativas, festas, feriados, períodos de férias também é uma boa dica para a realização de promoções, assim como parcerias com outros estabelecimentos comerciais ou prestadores de serviços.



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