Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência SIC
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura

22 de Dezembro de 2017 às 15:08 Comerciantes aprovam realização e organização do Cidade Natal

Às vésperas do Natal, os comerciantes de Guararema estão vibrando com o movimento registrado desde o fim de novembro, quando foi inaugurada a 8ª edição do Guararema Cidade Natal. De acordo com pesquisa realizada pelo Setor de Turismo da Prefeitura de Guararema, 83% dos comerciantes entrevistados se consideram satisfeitos com a edição deste ano.

Os comerciantes avaliaram ainda como positivo o impacto do programa no crescimento dos estabelecimentos comerciais. Segundo 41% dos entrevistados, neste período o crescimento do movimento é considerado “bom”, já para 31% o movimento é “ótimo”.

O desenvolvimento econômico também foi avaliado. Para 78% o impacto do programa é positivo na geração de empregos e 98% revelaram que fizeram contratações de até nove novos funcionários para este período, os outros 2% revelaram que contrataram de 10 a 18 trabalhadores.

Segundo levantamento da Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo e Agricultura, foram feitas mais de 160 contratações temporárias nos comércios da área central.
Apesar do movimento intenso, que registrou mais de 100 mil pessoas por final de semana, os serviços de manutenção e conservação das vias públicas e coleta de lixo foram bem avaliados pelos comerciantes. Oitenta e cinco por cento dos entrevistados consideraram positivo o impacto do programa na manutenção da cidade e 99% aprovou o reforço nos serviços de limpeza e coleta de lixo durante o período.

De acordo com a comerciante Thaís Rodrigues dos Santos Nunes, do restaurante La Lolla, que nesta época também conta com um ponto no Mercado de Natal da Associação Comercial de Guararema, nesta época do ano, com a realização do programa o faturamento chega a aumentar em até 200%. “Estamos satisfeitos com a realização do Cidade Natal neste ano pois torna a cidade mais atrativa para os turistas. O movimento de uma forma geral tem sido muito bom, com exceção dos dias em que chove”, disse. Thaís revelou ainda para atender o aumento da demanda foram feitas contratações e que por isso considera o programa importante para a geração de empregos e fomento da economia. “Fizemos nove contratações temporárias, porém é provável que algum destes funcionários seja efetivado após a temporada de Natal”, disse.

Com o volume maior de pessoas e grande movimentação nos restaurantes, bares e lanchonetes, a Prefeitura de Guararema elaborou um plano para reforçar a coleta de lixo na área central com novos horários de coleta e colocação de mais containers em pontos estratégicos nas proximidades dos estabelecimentos comerciais. O trabalho de varrição das ruas centrais também passou por remanejamento nos horários para que a cidade se mantenha limpa durante a noite quando a cidade recebe o maior número de visitantes.

A pesquisa foi realizada com 134 comerciantes entre os dias 4 e 8 de dezembro. Com os resultados detalhados a Prefeitura de Guararema trabalha para manter o aperfeiçoamento dos serviços até o dia 7 de janeiro, quando a temporada de visitação se encerra.


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados