Buscando medidas de prevenção e controle da Febre Maculosa, a Secretaria Municipal de Saúde intensificou a capacitação dos profissionais da saúde no diagnóstico, tratamento e vigilância da doença nas unidades de saúde do município.
Na semana passada, técnicos da Superintendência de Controle de Endemias (SUCEN) estiveram em Guararema reunidos com técnicos das secretarias de Saúde e de Obras, Meio Ambiente, Planejamento e Serviços Públicos, para propor estratégias de defesa contra a doença.
A Febre Maculosa é uma doença infecciosa febril aguda transmitida por carrapatos infectados. Os roedores, como as capivaras, têm importante participação no ciclo de transmissão.
Durante a visita a Guararema, técnicos da SUCEN vistoriaram algumas áreas municipais onde existe grande concentração de capivaras, como a Ilha Grande e Recanto do Américo e programaram nova visita para captura de carrapatos com a finalidade de caracterizar as espécies e possível identificação do vetor causador da doença.
De acordo com a secretaria, as ações preventivas contra a Febre Maculosa estão voltadas principalmente em atividades educativas sobre a doença, área de risco e principalmente evitar o contato com o carrapato.
“A prevenção é sempre o melhor caminho, portanto, é importante evitar áreas infectadas por carrapatos. Além disso, é importante examinar bem o corpo a cada duas ou três horas para verificar a presença do parasita”, disse a secretária de Saúde, Adriana Martins.
Os sintomas da febre maculosa ocorrem de forma abrupta e inespecífica como febre, cefaleia, dor muscular intensa, mal estar generalizado, náuseas/vômitos e manchas vermelhas no corpo.