Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Estações Ferroviárias

Estação Central

A História da Estação Ferroviária confunde-se com a própria história da cidade, já que foi palco do transporte de cargas e pessoas entre 1876 e a década de 1970.

O Pontilhão, próximo à estação de trem, no centro da cidade, chama a atenção de todos que a veem devido à grandiosidade de sua arquitetura de origem inglesa. A estação foi reformada e recebe uma exposição com peças históricas.

Um trecho da linha foi reativado e hoje serve de meio de transporte industrial para a empresa FIBRIA.

A Estrada de Ferro Central do Brasil cruza também o Bairro Luís Carlos, que se localiza entre o centro da cidade e o município de Mogi das Cruzes, onde está a Estação de Luis Carlos, inaugurada em 1914, e cujo nome deriva do Dr. Luis Carlos da Fonseca Monteiro de Barros, chefe do 2º Distrito da Central do Brasil.

A Estação, toda restaurada, foi entregue no último sábado dia 29 de Setembro e  entre os objetivos do restauro está também devolver à estação as características arquitetônicas datadas de sua construção e preservá-la, uma vez que sem o restauro parte da história de Guararema também se perderia na memória.

 

Estação Luís Carlos e seu idealizador

A Estação foi inaugurada em 1914 e tem esse nome em homenagem a Luís Carlos da Fonseca Monteiro de Barros (1880-1932). Nascido no Rio de Janeiro, o Engenheiro Civil e poeta mudou-se para São Paulo, onde foi Servidor Público da Estrada de Ferro Central do Brasil. Luís Carlos era Chefe do 2º Distrito de tráfego da Central do Brasil e foi ele quem autorizou a construção da Estação, atendendo ao pedido dos imigrantes que povoavam a região e precisavam embarcar a produção da lavoura para o Rio de Janeiro e São Paulo. Além de Engenheiro, Luís Carlos era talentoso com as letras, e aos 40 anos, lançou seu livro “Colunas” e mais três livros que o conduziram para a Cadeira 18 da Academia Brasileira de Letras em 1926.

A Estação apresenta arquitetura simples e apresenta as típicas fachadas das estações inglesas de características próprias do século XIX.


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados