Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência SIC
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Aconteceu na Estação

 

 

 

 

Embarcaram na Estação na semana de 29 a 03 de maio 2014

O que você vai ser quando você crescer?

- Semana entra, semana sai e as visitas não terminam! É nesse clima de agito que iniciamos mais uma semana!
- Na manhã da terça-feira (29/04) encontramos uma arma secreta contra o frio! Percorrer a Estação! Nossa colaboradora Alessandra Santos fez o aquecimento para o longo dia, com as crianças da Escola Nossa de Fátima, que vieram visitar os espaços da nossa biblioteca.

- Logo em seguida, recebemos as crianças do CRAS – CSE, que saíram do Parateí para prestigiar o nosso trabalho. Assim como a maioria das turmas, vieram conhecer a exposição A Beleza nas Esculturas de Michelangelo, sob o olhar atento da colaboradora Alessandra Santos.

- Ao mesmo tempo, no Auditório Mário Caserta, estava acontecendo, sob os cuidados da talentosa colaboradora Thaís Monteiro, uma explanação sobre a autora Ana Maria Machado com os alunos da Escola José Benedito dos Santos.

- De tardezinha foi a vez de a Escola José Joaquim Costa apreciar nosso espaço! Com a ajuda da colaboradora Alessandra Santos, as crianças puderam entender um pouquinho mais sobre tudo o que a Estação Literária tem a oferecer, desde a Gibiteca até Sala Trayde, curtindo no final, uma divertida Contação de História.

- Quarta-feira (30/04) é dia de Chá das “5”! Mas antes de chegar o momento mais saboroso do dia, tivemos algumas atividades. O primeiro afazer do dia foi a visita da Escola Renata Campagnoli, que foi excelentemente conduzida pelo colaborador Osmar Alves, que inclusive deixou os pequenos manusearem os livros do nosso acervo...

- Quem diria hein? Recebemos uma turminha especial, que veio de Biritiba Mirim. Os alunos do Pró Jovem vieram até a nossa cidade só para conhecer nossa biblioteca e se encantar com a exposição Michelangelo. Alessandra Santos e Osmar Alves dividiram a “pequena” turma para melhorar a interação e comunicação do grupo.
 

- E chegou a hora! O Chá das “5” começou! Nessa semana, o público foi menor, mas mesmo assim o sabor não muda, com biscoitos e bolinhos, a turma presente se soltou e com o auxílio da Mariana Calil, fez um gostoso bate- papo.

- Um novo mês se inicia! Seja bem-vindo, Maio! O primeiro dia do mês caiu numa quinta-feira. E como todos nós sabemos, quinta é dia de? Se você disse Leitura para bebês, acertou! Thaís Monteiro fez a leitura, que, como sempre, foi encantadora! No final, ainda divertiu as crianças numa atividade de pintura.

- E que tal conhecer algumas profissões? Estiveram presentes o sr. Galdino, da padaria, contando como é a rotina dos padeiros para produzir o pão quentinho todos os dias. E lógico que falamos do livro! Duas profissões representavam aqui nosso grande bem. Luciana Oliveira falou do processo de impressão do livro e do que faz um Tecnólogo em Produção Gráfica, e Beatriz Ávila falou sobre Biblioteconomia, e o que faz a bibliotecária. As crianças saíram daqui sabendo um pouquinho mais de importantes trabalhos. Quem sabe não vamos ter novos bibliotecários!

- E alguém aí sabe por que dia 1º de maio é feriado? Quem esteve aqui ficou sabendo de toda a história deste dia tão importante para os trabalhadores. O Curta Maio, Nosso Maio, traz a história de todas as lutas até que o momento atual, onde muitos trabalhadores tem uma condição mais digna de trabalho. Dá para melhorar, mas muito já foi feito...

- O agito de feriado estava grande. Por tal motivo, a colaboradora Thaís Monteiro teve a iniciativa de fazer um jogo da memória diferente para conter os ânimos da galera: Memória Literária.

- Além da Memória Literária, tivemos uma Contação de História Extra. No período da tarde, a colaboradora Thaís Monteiro uniu as crianças presentes na Sala Trayde Fonseca com uma história divertida: O Problema, do autor João Bosco Sousa.

- Sem pé nem cabeça, assim começou nossa sexta-feira (02/05)! A colaboradora Thaís Monteiro conduziu a brincadeira mais diferente e engraçada da Estação. Com o jogo Eu conto! as crianças soltaram a imaginação e deram asas a criatividade

- Maria Betina e Serjão, nossos incríveis fantoches, vieram sanar nossas dúvidas sobre o Dia do Trabalho! Explicaram o que o dia significa, porque devemos comemorá-lo, o porquê de ser lembrado até hoje... foi quase uma aula de história durante a Contação de História Especial.

- E para fechar o dia, tivemos uma sessão de filme! O curta Leve-me ao seu Líder e o longa A Ilha do Terrível Rapaterra, do Programa 62 do Pontos MIS, foram pra telinha e agradou os presentes.

- Sábado (03/05) é dia de Contação de Histórias. No período da manhã e da tarde, a colaboradora Alessandra Santos contou e encantou as crianças com uma historinha super envolvente! Como sempre nos encantamos com o talento das colaboradoras, é muito bonito ver o olhar de atenção das crianças ao escutarem a história!

- Ninguém esperava, mas a Troca de Figurinhas bombou! Realmente o álbum da Copa é febre. Recebemos desde crianças até adultos para trocar as detestadas figurinhas repetidas! O colaborador Felipe Coelho deu total assistência para os presentes e se divertiu no evento.

Embarcaram na Estação na semana de 22 a 26 de abril 2014

- E as visitas não acabam nunca! Em pleno início da semana (terça-feira - 22/04) já recebemos a visita da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima. Seguindo a rotina, eles nos prestigiaram no período da manhã e da tarde, apreciando todos os cantinhos da Estação Literária. Claro que o olhar atento da colaboradora Alessandra dos Santos supervisionou toda a visita.
 

- E quem disse que Contação de História Especial só acontece no final de semana? A prova do contrário foi que na terça-feira, às 10h da manhã, aconteceu uma contação mega especial, intitulada “Descobrimento do Brasil”. As colaboradoras Luciana Rodrigues e Thaís Monteiro deram um show de talento e fantasia.

- Cedemos nosso espaço para o Colégio Virtude. As educadoras da escola trouxeram os alunos para assistir um filme no Auditório Mário Caserta, que complementou o conteúdo apresentado em sala.

- Os nossos parceiros da Escola Antônio Lerário voltaram novamente! Outra turma veio conhecer As Belezas na Escultura de Michelangelo. A colaboradora Beatriz Ávila deu praticamente uma aula de história pra garotada, durante a supervisão da visita.

- Eles passeiam pela Gibiteca, pela Sala Trayde, fazem a festa! A criançada da Escola Municipal Nossa Senhora da Escada adoraram passear pela biblioteca. Na quarta-feira (23/04), aos cuidados da nossa colaboradora Alessandra dos Santos, que já está craque em fazer o tour pelo nosso espaço, eles brincaram e conheceram um pouquinho do que nós temos a oferecer!

- Uma noite na Estação com música! A Banda Bússola Interna mostrou para o que veio. Eles pediram espaço e nós reconhecemos que foi merecido. Com toda certeza, os meninos Igor Ivan e Fábio Celso terão futuro no meio musical, a voz deles ecoa uma sonoridade incrível, é quase um carinho aos nossos ouvidos. Parabéns meninos, nossas portas estão abertas, voltem, pois apostamos em vocês!

 

- Para iniciar nossa quinta-feira (24/04) tivemos o prazer de receber os adolescentes do Colégio Nossa Senhora de Fátima na Exposição Michelangelo.

- É sempre muito bom curtir um cineminha... Nesse ambiente gostoso que nós temos é melhor ainda! Para fugir do frio, os pequenos puderam assistir a mais uma exibição do Pontos MIS.

- O momento mais ternurinha da semana chegou, a Leitura para bebês! Thaís Monteiro contou a clássica historinha do livro Sapo Bocarrão e encantou os pequenos leitores.

- É muito bom receber os alunos das escolas municipais de nossa cidade, mas nos sentimos lisonjeados ao receber alunos de cidades vizinhas. Foi com esse sentimento de dever cumprido, que na sexta-feira (25/04), recepcionamos a Escola Barão, que veio diretamente de Santa Isabel, para privilegiar o trabalhado que estamos desenvolvendo. Com o auxílio das colaboradoras Alessandra dos Santos e Beatriz Ávila, os alunos puderam compartilhar conhecimentos e aproveitar ao máximo a Exposição A Beleza na Escultura de Michelangelo.

- Nunca pensamos que os Jogos Online dariam tão certo! A colaboradora Beatriz Ávila passou de máquina em máquina convidando o pessoal, que topou na hora. Teve até torcida! Os jogos educativos proporcionaram diversão e conhecimento para a garotada, que nem perceberam que era uma brincadeira séria.

- Nossa última visita de escola da semana foi o Colégio Virtude. A criançada se manteve atenta durante todo o passeio e se mostrou bastante interessada em todo contexto histórico apresentado pela colaboradora Beatriz Ávila sobre a exposição A Beleza na Escultura de Michelangelo.

- Em busca da foto perfeita... Assim estavam os participantes da Oficina de Fotografia, no sábado (26/04). Recebemos a oficineira do Pontos MIS, Elisabete Savioli, que mostrou as diversas possibilidades de fotografar com diferentes condições de iluminação. As pessoas que participaram da oficina gostaram bastante, afinal, fotografia é uma recordação eterna!

- Seguindo a rotina habitual, tivemos Contação de Histórias no período da manhã e da tarde. A expert em contação de histórias, Thaís Monteiro, como sempre, deu um show, encantando a todas as crianças presentes com a história da Joaninha que perdeu as pintinhas.

- Ai o friozinho tá chegando e nada melhor que se aconchegar numa malha de lã! Por isso recebemos nesse sábado, mais uma vez, as meninas do Clube do Tricô e Crochê, que estão tricotando a todo vapor para fugir do frio desse inverno.

- E pra terminar com chave de ouro, recebemos uma visita surpresa! Não estava programado, nem previamente agendado, mas o Instituto D. Placedina veio fazer um tour pelo nosso espaço. As crianças conheceram a Gibiteca, o Acervo Bibliográfico, tiveram uma breve explicação da Exposição Michelangelo, enfim, conheceram todos os cantos e encantos da nossa biblioteca.

Embarcaram na Estação na semana de 15 a 19 de abril de 2014

- Realmente nosso mês de Abril está sendo bem intenso! Para os nosso colaborador Osmar Alves já nem é mais um desafio apresentar as obras da Exposição Michelangelo, se tornou transmissão de conhecimento. Já não soa como um texto decorado, mas como informações que foram absorvidas por ele e agora fazem parte do seu ser. Foi com essa tranquilidade que ele mais uma vez conduziu as turmas da Escola Antônio Lerário, no período da manhã e da tarde, nesta terça feira (15/04).

- Trabalho manual é oficialmente a atividade que as crianças mais gostam. Elas se divertem muito e se sentem valorizadas por sua habilidade. Apesar da autocrítica muito forte, no decorrer da Oficina de Mosaico, elas foram se soltando e desfrutando do momento. A colaboradora Thaís Monteiro deu um stop nas crianças e as controlou de maneira magistral, com o auxílio da colaboradora Layany Lays. Primeiro as crianças do Projeto Menino Jesus e depois o público espontâneo, que abrangia desde crianças até adolescentes.

 

- Iniciando as atividades da quarta-feira (16/04) recebemos mais duas turmas da Escola Antônio Lerário. Beatriz Ávila e Osmar Alves deram conta do recado mais uma vez. Mostraram o espaço e deram enfoque especial na explicação sobre as réplicas das obras de Michelangelo, que era o real motivo do passeio.

- E nós tivemos uma Leitura ás Escuras diferente! O objetivo era o mesmo, mas dessa vez, não foi com o público espontâneo. Fizemos a intervenção com a turma da Escola Antônio Lerário, que visitou nossa Exposição e com os professores da E.E. Ivan Brasil, que vieram conhecer nosso espaço e nossos programas de desenvolvimento. Ambas as apresentações tiveram como cenário o nosso Auditório Mário Caserta, que aconchegou perfeitamente os participantes.

- E o Chá das “5” foi regado à música e biscoitos. O adolescente super participativo, Flavio Celso Jacinto Junior, conduziu a cantoria ao som do seu afinado violão.

- No final da apresentação, ficamos com a certeza de que quem não veio, perdeu! O Canto e Poema especial Nando Reis encantou a todos. Foi maravilhoso terminar o dia ao som das lindas composições desse grande artista. Melhor que escutar Nando Reis é ouvi-lo na voz sublime do cantor Bilé Jr.

- Poucos, mas espectadores! Apesar de o público ter sido reduzido na Exibição do Pontos MIS dessa quinta-feira (17/04), ela ocorreu mesmo assim. Os presentes puderam assistir aos filmes Nina e Garoto Cósmico

- E a E.E. Antônio Lerário voltou novamente. Osmar Alves, nosso colaborador eficiente, mostrou todos os detalhes da Exposição Beleza na Escultura de Michelangelo para os alunos da escola

.

- Além dos nossos frequentes visitantes da EE. Antônio Lerário, recebemos também o Colégio Objetivo. Os pequenos desfrutaram da Gibiteca, da Sala Trayde Fonseca, tudo sob os cuidados do nosso colaborador Osmar Alves.

- E a turma do Projeto Menino Jesus veio novamente dar o ar da graça aqui na Estação. Dessa vez, fizeram a festa na Oficina de Coelhinho Porta Bombom com Pintura Facial. Como eles adoram trabalho manual, não foi diferente nessa oficina! Além de montarem seu próprio coelhinho, a colaboradora Beatriz Ávila pintou o rostinho dos pequenos, os deixando como verdadeiros coelhinhos! Foi muito divertido, até as colaboradoras Gabriele Freitas e Maria Francisca do Nascimento gostaram de participar. No final da oficina ainda ganharam um bombom por cortesia da empresa Kautex Textron do Brasil Ltda, representada pelo senhor Messias Marcondes.

- Sofremos uma invasão, o Auditório Mário Caserta foi tomado por um grupo de coelhinhos sapecas! Eles vieram especialmente na sexta-feira (18/04) para assistir a Contação Especial de Páscoa. Eram muitas orelhinhas, todas atentas a história que estava sendo contada pelas colaboradoras Gabriele Freitas e Thaís Monteiro. Elas contaram o verdadeiro significado da Páscoa, mostrando que nem tudo é chocolate!

- Podemos dizer com boca cheia que a nossa Oficina de Coelhinho Porta Bombom com Pintura Facial foi um sucesso! O número esperado de crianças foi totalmente superado, desbancando toda expectativa. Eram crianças pra todo lado, coelhinhos abanando a orelhinha pelo Espaço de Convivência e se divertindo com o porta bombom. As colaboradoras Alessandra dos Santos e Thaís Monteiro deram conta do recado e ajudaram os pequenos no execução dos coelhinhos.

- E olha que fato surpreendente, o colaborador Osmar Alves começou a dar uma explanação geral da Exposição Beleza na Escultura de Michelangelo para alguns visitantes que estavam no espaço e, de repente, um grupo de pessoas se formou em sua volta, reconhecendo o talento do mesmo em fazer uma análise histórica. O seu jeito de falar consistente, encanta a quem está por perto, fazendo com que a gente queira aprender um pouquinho de cada obra.

- E ser reconhecido pelo nosso trabalho é realmente muito bom. No sábado (19/04) os contadores de história Monalisa Lins e Evelson de Freitas do grupo Histórias em Movimento vieram aqui na Estação para contar alguns “Contos que não te contaram” dos irmãos Grimm. Nós ficamos encantados com o talento e a atenção deles! Com dinamismo e objetos variados, os próprios contadores fizeram o convite para os usuários que estavam no espaço, prendendo a atenção das crianças e inclusive da colaboradora Tereza Takahashi, que acompanhou o casal. Posteriormente, fomos surpreendidos com uma publicação da dupla no site deles, falando sobre o quanto eles gostaram do espaço e dos atrativos daqui. Obrigada, pessoal!

 

Embarcaram na Estação na semana de 11 a 15 de março de 2014

PÚBLICO É SEMPRE PÚBLICO!

- Na quarta-feira (12/03), o dia começou animado. Logo no primeiro dia de atividades da semana, tivemos a visita da Escola Municipal Claudia Marina Nogueira na parte da manhã e da tarde. O colaborador Osmar Alves monitorou as visitas e explicou os detalhes da Estação. No final de cada visita, a colaboradora Thaís Monteiro fez uma contação de histórias super especial.


- Tivemos também a visita do pessoal do Projeto Menino Jesus, que veio assistir ao filme Minhocas e Kirikou - os animais Selvagens dos Pontos MIS.



- Fizemos uma vez, gostamos e resolvemos repetir. A Leitur@ Públic@ aconteceu novamente nessa semana. As colaboradoras Luciana Oliveira e Thaís Monteiro deram um show de interpretação no meio dos computadores, contando “A verdadeira história dos 3 porquinhos”. Você conhece? Ah... você acha que conhece!

 



- Toda quarta-feira, quando olhamos no relógio e ele marca 17h, sabemos que é hora do Chá das “5”. Nessa semana veio apenas uma adolescente, mas mesmo assim foi um bate-papo muito interessante. Nilcéia Siqueira, que participou do encontro, contou que houve até uma senhora que disse que vai trazer o seu tablet para a jovem ajuda-la a mexer. Isso não é o máximo?


- E o dia foi longo... Se você pensa que acabou, está enganado. Ainda tivemos uma Apresentação Musical. Luciana Vidal cantou Classic Rock e prendeu a atenção dos alunos da EE “Ivan Brasil” que vieram nos prestigiar.



- Tivemos nessa quinta-feira (13/03), duas bebês lindas na Leitura para Bebês A colaboradora Thaís Monteiro mostrou que entende do assunto, pois deixou as mães das crianças encantadas com a história.



- E depois deste belo início de dia, recebemos duas turmas da E.E. Célia Leonor para aproveitar mais uma sessão do Pontos MIS, só que desta vez, o filme foi outro. Os pequenos aproveitaram o curta Garoto Barba e o longa Corda Bamba... Já imaginou um garoto com barba?


- Aconteceu algo muito estranho nessa sexta-feira (14/03/)... Antes de abrir a Estação, por volta das 9h, havia um grande número de pessoas aguardando na porta para entrar no espaço. Osmar Alves, nosso ágil colaborador, já se colocou a postos para liberar o acesso nos computadores, pois geralmente é isso que acontece. Dessa vez, levamos um susto, pois nenhuma pessoa dos que aguardavam foram para os computadores, e, sim, aproveitar outros cantos da Estação, como a Gibiteca e a Área de Estudos. Com certeza, essa foi a maior alegria da semana para nós! Realmente uma vitória!
- Seguindo as atividades, tivemos nossa Oficina de Carimbo. Nossa colaboradora Thaís Monteiro coordenou mais essa atividade. Foi muito legal, pois havia crianças que não conheciam a brincadeira e puderam aprender para fazer em casa ou com os amigos!

 


- Depois dos carimbos, tivemos os Curtas da Estação. Convidamos as pessoas que participaram de alguma gravação aqui na biblioteca, para assistir as filmagens. Elas adoraram, pois é sempre muito bom ver que fomos protagonistas de algo, e ser reconhecido como tal, é melhor ainda!



- O que é bom tem que se repetir! Foi por isso que, no sábado (15/03), apostamos novamente no super jogo “Caça ao Tesouro”. Antes da brincadeira, o clima de competição já estava no ar. Os colaboradores estavam tão ansiosos quanto os participantes. Tivemos, inclusive, a participação da colaboradora Iumia Chan, que veio do Centro Cultural Nelson da Silva Braga para nos ajudar.



- A colaboradora Thaís Monteiro chegou definitivamente para arrasar! Ela surpreendeu a todos com a Contação de História do sábado. Na contação, ela colocou os pequenos para ajudar a contar a história, proporcionando uma interatividade muito bacana entre os participantes.



- Para encerar a semana, tivemos um Bate-Papo com o Diretor Michael Ruman, diretor do filme “Os Xeretas”. Ele veio tirar algumas dúvidas do público presente sobre produção, arte e direção. O público era pequeno, mas todo público, por menor que seja, merece nossa atenção, e claro, este não foi diferente.


 

 

Embarcaram na Estação na semana de 04 a 08 de março de 2014
 

 
Ressaca que nada...

- Na terça-feira (04/03), tivemos um bom filme para aquecer os ânimos que o carnaval deixou. Pontos MIS chegou este mês arrebentando com o Curta: Minhocas e o Longa: Kirikou - os Animais Selvagens, deixando a criançada animada com a saída de rotina. Este foi o filme mais indicado em 2013!

- E na quarta-feira tivemos mais uma edição do Leitura ao Pé do Ouvido... Beatriz Ávila, com todo seu carisma, levou um pouco da leitura para todos os cantos da Estação. É uma forma de que todos tenham contato com a leitura, mesmo sem querer ler.


- Objetivo, Foco e Persistência, estes foram os temas desenvolvidos na Palestra: A Importância do Inglês para a vida Pessoal e Profissional, feita por Dimitrios Papalexis. Ele fez com que o público presente saísse da Estação, certos de suas idealizações pessoais e profissionais.


- Na quinta-feira (06/03), assistir a exibição de um bom filme foi o que as crianças da Escola Municipal Célia Leonor Lopes Lunardini fizeram, com seus professores e coordenadora. Eles puderam, silenciosamente, acompanhar o desfecho do filme Curta - Minhocas e Longa - Kirikou – os Animais Selvagens.




- Os bebês acompanhados de suas genitoras puderam mais uma vez receber muito mimo e carinhos da nossa colaboradora Beatriz Ávila, na Leitura para Bebês. Ela fez uma leitura gostosa para os pequenos e ainda reforçou a importância deste momento nos primeiros anos de vida da criança.


-Não são só as escolas que aproveitam o Pontos MIS. Tivemos mais uma exibição dos filmes Minhocas e Kirikou - os Animais Selvagens, onde o público espontâneo pode apreciar essa desafiadora história.



- Ufa!!! Até que enfim chegou a sexta-feira (07/03) tão esperada. A criançada estava toda agitada, querendo participar da Gincana da Estação... Beatriz Ávila, sempre muito motivadora e criativa, acompanhada de Maria Francisca Jesus do Nascimento, deram conta mais uma vez de duas edições da Ação em Jogo, uma às 10h e outras às 15h. Como não poderia deixar de ser, foi um sucesso geral!

 



- O que é bom nunca é demais! O Prof. Eric Gouw trouxe para a Estação Literária mais um pouco do seu conhecimento com a Palestra: Acupuntura e Medicina Tradicional Chinesa no Tratamento do Câncer. O público presente saiu satisfeito com mais uma novidade na medicina oriental.

 


- No sábado (08/03), Dia Internacional da Mulher, Luciana Rodrigues Oliveira mostrou mais um de seus talentos. Ela ministrou a Oficina de Caixas de Patchwork sem costura. Sem costura? Como assim? Sim, sem costura! Foi um show, caixas lindíssimas foram confeccionadas pelas participantes que ouviram o trecho final do livro: Cinquenta Tons de Liberdade, da trilogia Cinquenta Tons de Cinza... A leitura falava sobre o nascimento e com certeza este é um dom único que a mulher tem... Gerar a vida!

 


- Bom, pra terminar a semana, a Contação de História Especial ficou por conta da colaboradora Maria Francisca de Jesus Nascimento e do voluntário Nicolas Hamada Valente, que deram um show com os animados bonecos Maria Betina e Zé Bonifácio, alegrando a plateia presente, que aplaudiu com entusiasmo a homenagem que foi feita para as mulheres.


 

DOMINGO? Somente nas suas férias escolares!

 

Embarcaram na Estação na semana de 25 de fevereiro a 01 de março de 2014

 


- Na quarta-feira (26/02) tivemos uma novidade: a Leitura às Escuras. Neste evento direcionado à leitura, os participantes foram vendados e tiveram contato com os recursos existente na Biblioteca e que são destinados aos deficientes visuais. Foi uma surpresa geral, pois os nossos colaboradores Osmar Alves da Silva e Beatriz Ávila mostraram o quanto é importante conhecermos outros lados, situações que qualquer ser humano pode enfrentar sem limitações.

 

 

- O Chá das “5”, cada vez mais interessante, pois semana a semana debatemos um tema diferente, e com essa interação que ocorre está ficando cada vez melhor. Nilcéia Siqueira levou o tema Carnaval e deu o que falar...

- Bom, já na quinta-feira (27/02), os bebês puderam sentir um aconchego gostoso e o carinho na sala Trayde Fonseca, onde as nossas colaboradoras Layany Lays Souza e Beatriz Ávila, com muito jeitinho, deram conta de ler para os pequeninos e assim começar a desenvolver o importante hábito da leitura e também ver a satisfação estampadas no rosto das mamães


- E a sexta-feira (28/02) chegou em tom de “O abre alas que eu quero passar...” e o carnaval vai passar. E foi uma data tão esperada pela turminha que frequenta a Estação Literária, pois puderam participar da Oficina de Máscara e depois curtiram a matinê de carnaval. Tereza Takahashi e Nilcéia Siqueira comprovam: Foi um sucesso e todos saíram felizes!


- No sábado (01/03). A colaboradora Luciana Rodrigues Oliveira animou a Contação de Histórias com muita imaginação e criatividade, contando para as crianças a história do livro Problemas... E quem não tem? Mas nesta história, o problema era grande e foi ficando maior ainda, e se você não vier com as crianças pra ouvir histórias o problema será muito grande e só seu!

 

 


 

 

- Quem pensou que iria sem um belo colar para o carnaval enganou-se, porque ainda no sabadão de carnaval, Tereza Takahashi e Nilcéia Siqueira ministraram a Oficina de Colar de Carnaval, e foi mais um sucesso. Até os meninos saíram daqui felizes com seus colares e muita animação para festejar o carnaval de Guararema.


Pessoal, animem-se porque nas férias estaremos no Domingo à sua espera ok!!


 Embarcaram na Estação na semana de 18 a 23 de Fevereiro de 2014

 

- O dia começou com a visita do Projeto Menino Jesus (quarta-feira – 19/02) que vieram fazer uma visita monitorada na biblioteca Prof.ª Zilda Leonor Lopes, que é integrada a Estação. Eles ficam agitados, se dispersam, mas sabemos que é um processo lento, mas muito importante de contato com a leitura, e assim caminhamos, com passos lentos, mas firmes.

 

- O que esperar de uma LEITUR@ PÚBLIC@? Realmente não sabíamos, e foi com essa incerteza que iniciamos nossa quarta-feira (18/02). Imagina você usando um computador e de repente duas pessoas começam a ler em voz alta no meio das máquinas... Estranho né? Mas essa era a intenção, causar estranheza e despertar o interesse pela leitura nos nossos usuários. As colaboradoras Luciana Oliveira e Nilcéia Siqueira arrebentaram na leitura e surpreenderam a todos.


- E se deu certo uma vez, porque não repetir a dose? O Chá das “5” dessa semana uniu novamente juventude e melhor idade, e foi um sucesso! Nilcéia Siqueira coordenou o encontro e mostrou mais uma vez a importância da comunicação.

 

 


- “Mas se a luz dos olhos teus... resiste aos olhos meus... só pra me provocar... meu amor juro por Deus, me sinto incendiar...”’ Foi nesse clima de romance que curtimos a noite dessa quarta-feira. O projeto Canto e Poema desse mês trouxe Breno Lagreca cantando e encantando com as músicas de Vinícius de Morais. Com a participação especial de Mariana Calil, ficou fácil unir a vida e obra do artista homenageado. Para apreciar a cantoria, recebemos a visita da E.E. Dr. Roberto Feijó. Márcia Maeda, diretora da escola, gentilmente trouxe seus alunos e ficou para assistir a apresentação.


- Nem sempre acertamos, mas com persistência continuamos a tentar! A Leitura para bebês dessa quinta-feira (20/02) foi a prova disso. As colaboradoras Beatriz Ávila e Layany Lays, incentivadas a plantar a sementinha da leitura nos pequenos, fizeram a leitura e tentaram cativar todos a participar. O bebê, por ser muito pequeno, ficou no colo gostoso da mamãe, que não perdeu a oportunidade e também leu para ele.

 

 


- Reinventamos o Ação em Jogo dessa sexta-feira (21/02). Ao invés de trazer o tradicional Banco Imobiliário de tabuleiro, nossa genial colaboradora Beatriz Ávila, trouxe o jogo Monopoly de cartas. Com o mesmo sentido, as crianças puderam jogar e se distrair durante essa sexta preguiçosa aqui na Estação.



- E a visita desta sexta ficou por conta da equipe do CAPS – Casa de Acolhimento Psicológico estiveram aqui na Estação para assistir uma deliciosa exibição do filme Sumrffs. Foi pura diversão...


- A colaboradora Nilcéia Siqueira sempre arrasa na Contação de Histórias, e nesse fim de semana não foi diferente. No sábado (22/02) ela encantou as crianças que estavam brincando na Sala Trayde Fonseca, contando uma história bem diferente, sobre números.
 

 

- E não temos como expressar nossa alegria ao receber a colaboração de pessoas que também tem a sede de fomentar a leitura na nova geração de crianças. Nesse sábado, tivemos a honra de receber a autora Luzia Trabbold, que veio para fazer a Contação de Histórias Especial. D. Luzia trouxe poesias, contou histórias e ainda fez dobraduras com os pequenos.

 


 

 

- Nós confessamos, estávamos com saudade de receber as meninas do Clube do Tricô! Elas voltaram, e agora, com a novidade de estarem juntas com as meninas do Clube do Crochê! Com a participação especial de Íris Scherma, as nossas ilustres visitantes, vieram tricotar lã e crochetar histórias da vida, deixando transparecer o quanto elas acham agradável o ambiente na Estação.
 

 

- A Estação arrisca, mas como diz o bom e velho ditado, “Quem não arrisca, não petisca!”. Foi apostando num assunto delicado, que encerramos as atividades do sábado. Sérgio Trabbold nos presenteou com uma palestra superinteressante, ele que faz parte da 'Instituição Claudio Amâncio', veio mostrar a importância da prevenção ao uso de drogas e conscientizar as pessoas dos riscos que os usuários sofrem.
 

- E para fechar a semana com chave de ouro, no domingo (23/02), o último domingo em que a Estação estará aberta, a colaboradora Gabriele Freitas divertiu as crianças contando a história Ted Compartilha, mostrando, mesmo que de maneira descontraída, a importância da leitura.
FOTOS PASTA COMUM / 02 - FEVEREIRO - Aconteceu na Estação de 18 a 23-02-14
FOTOS: DSC00009

Agora, pra vir à Estação no domingão, só nas férias!

 

 Embarcaram na Estação na semana de 11 a 16 de Fevereiro de 2014

 

DESCOBRINDO O AMOR NA ESTAÇÃO!

 

- A Semana começou (11/02 – terça-feira) com uma avaliação dos sentimentos... O que será que queremos ou podemos substituir em nossas vidas? O Artista Plástico Roberto Octaviano fez algumas perguntas para os alunos da E.E. Roberto Feijó que certamente os fez refletir sobre a vida, o que nos faz melhor... e deixou muita gente curiosa ao verem os colegas entrarem nas teias da vida... e o que será que eles ouviram do Roberto? Só eles sabem... Mas não foi só isso. Alguns puderam receber a terapia do abraço e ainda assistir a uma performance do artista numa encenação de improviso. E toda esta atividade terminou com a visita as exposições do mesmo artista CRU – Crueldade Humana e Respiração Artificial.


- Nada melhor nessa vida corrida que levamos atualmente, que uma pausa nas atividades. Na quarta-feira (12/02), Beatriz Ávila, fez uma pausa na rotina da Estação e surpreendeu a todos. Ninguém esperava, mas ela fez questão de levar a leitura para cada cantinho da biblioteca. Tudo começou no Espaço de Convivência, durante a Leitura ao Pé do Ouvido e, de repente, ela e a colaboradora Layany Lays estavam no meio dos computadores lendo poesias para galera.

 


- E porque não fazer uma interação entre as crianças e os adultos? Nessa semana, o Chá das “5” foi diferente. Além das senhoras que já estão habituadas a esse encontro rotineiro, a colabora Beatriz Ávila, esperta como sempre, teve a brilhante ideia de convidar as crianças que estavam pelo espaço para participar. Foi genial! É muito gostoso ver que, apesar da diferença de idade, ambos acham o ambiente da Estação muito agradável.

 



- E se o Imagem & Ação tradicional já foi um sucesso, imagina misturado com os livros... Pois é, foi extraordinário! Na sexta-feira (14/02), a colaboradora Luciana Oliveira esquentou a molecada e o resto ficou por conta da Gabriele Freitas e da Layany Lays, que souberam despertar de forma incrível o gosto pela leitura nos pequenos. Lendo “O Mágico de Oz”, elas prenderam a atenção deles. O garoto Weverton Vinícius Santos gostou tanto, que até emprestou um exemplar do mesmo livro para ler em casa.

- Sábado (15/02) foi dia de Contação, e a colaboradora Nilcéia Siqueira não deixou passar em branco. Com todo entusiasmo, ela contou a história “Sapo Bocarrão” e encantou uma pequena futura leitora. E para nós não importa se temos uma criança ou dez, o que importa é que a semente está sempre sendo plantada e na hora certa irá florescer e nos presentear com lindos e saborosos frutos.


- Começou com 2 e terminou com 6. No último dia da semana, domingo (16/02), nossa colaboradora Layany Lays encantou as crianças que estavam brincando na Sala Trayde Fonseca. No começo, só havia duas crianças, que ouviam atentamente a história, depois chegaram mais quatro, que fizeram a festa juntamente com as outras. Layany contou a história “Pato Magro e Pato Gordo” e a fofa “Tesoura não é cenoura”.


 

 

E assim lá se vai mais uma semana.... e esperamos vocês aqui.
 

Embarcaram na Estação na semana de 04 a 09 de Fevereiro de 2014

PIUÍÍÍ CHIC CHIC CHIC...

- 3R’s - Reduzir, Reutilizar e Reciclar! Aqui na Estação a gente também aprende valores de sustentabilidade! Foi com esse clima de conscientização que iniciamos nossas atividades nessa semana. Em plena terça-feira (04/02) tivemos a honra de receber a ilustre visita da Professora Elvanira Braga, que ministrou uma Oficina de Brinquedos Recicláveis superdescontraída. A colaboradora Gabriele Freitas auxiliou na brincadeira e se divertiu junto com a molecada.

 

- Ah, como é bom voltar no tempo e relembrar os nossos momentos de criança... Mais uma vez a Estação fez uma “sessão nostalgia” e nos levou de volta ao passado! Na quarta-feira (05/02), as colaboradoras Beatriz Ávila e Layany Lays coordenaram as Brincadeiras Memoráveis e mostraram para as crianças modernas como era divertido brincar de amarelinha, stop e lencinho branco.

 

 

- Com o intuito de mostrar o verdadeiro significado do Chá das “5”, a colaboradora Nilcéia Siqueira fez questão de fazer a leitura de um trecho do livro “O último da tribo”, em comemoração ao Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas que foi comemorado no dia 07/02.



- Na Oficina de Pipas da quinta-feira (06/02), Nilcéia Siqueira, juntamente com a colaboradora Layany Lays, promoveram a interação entre o público adolescente e a criançada. Novamente a criatividade aflorou em todos e nos surpreendemos com as belas criações.

 

- Como nós já sabemos, de tardezinha todos querem mesmo é curtir uma gostosa Exibição de Filmes. Nessa semana quem apareceu por aqui foi o Tintin, que nos levou a conhecer as aventuras da história Os charutos do Faraó e prendeu a atenção da galera.

 

 

- Era pra ser uma Gincana Pais & Filhos, mas acabou sendo uma divertida disputa entre a criançada. E olha que todo mundo levou muito a sério! Estavam todos concentrados e querendo ganhar a batalha. As colaboradoras Beatriz Ávila e Gabriele Freitas conduziram as brincadeiras, que foram desde dança da cadeira até ovo na colher. Claro que o prêmio não poderia ser outro... Foram livros!

 

 

-. D – I – V – E – R – S – Ã – O! A resposta está... correta! O Soletrando na Estação foi definitivamente um sucesso! Beatriz Ávila e Layany Lays, nossas colaboradoras mais do que criativas, deram um show. Na sexta-feira (07/02), elas cativaram as crianças com uma brincadeira aparentemente simples, mas que mostra a importância da escrita correta.

 

- Tintin voltou. E dessa vez com a aventura A Ilha Negra. Depois das crianças brincarem de soletrar palavras, elas foram direto para o Auditório Mario Caserta, onde assistiram essa deliciosa Exibição de Filmes.


- Sábado (08/02) é dia de? Contação de Histórias! E foi exatamente assim... Layany Lays contou a história do Sapo Bocarrão e mostrou o encantamento que o fantástico mundo da leitura possui.

 

 

- Teve a rotineira contação, mas também teve uma atividade especial. Para fechar a semana com chave de ouro, a colaboradora Tereza Takahashi, com seu jeitinho singelo, coordenou uma deliciosa Oficina de Tulipas. Como já era esperado, as participantes gostaram muito e elogiaram bastante a simplicidade da oficineira. Além do trabalho manual, elas também tiveram contato com a leitura. Esse trabalho ficou por conta da colaboradora Nilcéia Siqueira, que leu um pouco da história e do cultivo da planta.

 

 

...A DIVERSÃO NA ESTAÇÃO ESTÁ A TODO VAPOR!

 

Embarcaram na Estação na semana de 28 a 02 de Fevereiro de 2014

A DIVERSÃO AINDA ESTÁ NO AR...

- Fevereiro está chegando e nós já estamos ansiosos. Começamos a terça-feira (28/01) com uma Oficina de Desenho superinteressante. Contamos com a participação da colaboradora Lídia Faria, que ensinou os pequeninos a desenhar cavalos, cachorrinhos e até o ratinho mais famoso do mundo: o Mickey!

 


- Como durante as férias tivemos Exibição de Filmes todas as tardes, não poderíamos deixar que nossa semana começasse sem um “cineminha”. Para finalizar as atividades, tivemos o filme “Nanny McPhee - A Babá Encantada”, no Auditório Mário Caserta.


- Vrumm... Vrumm! Roncam os motores! Foi ao som dos carros que iniciamos as atividades de quarta-feira (29/01). A nossa Corrida de Carrinhos surpreendeu a todos, ninguém esperava a união entre carros e literatura. E foi a colaboradora Beatriz Ávila, a responsável por essa junção que animou a Estação.



- Estava programado Nanny McPhee, mas passou Toy Story 2. A Exibição de Filmes encantou a todos com o desenho dos brinquedos falantes. O Buzz Lightyear, com o Woody e o resto da trupe encantada, divertiu nosso fim de tarde.

 


]

- O aniversário de São Paulo foi dia 25/01, mas a colaboradora Nilcéia Siqueira resolveu colocar a majestosa metrópole como tema do Chá das “5” dessa semana. Como o intuito desse encontro é propagar o gosto pela leitura, ela fez questão de levar o livro “Terra Paulista” para nortear o bate papo, que falou inclusive sobre “caipiras na cidade grande”.

 

- E como já sabemos, as crianças adoram fazer trabalhos manuais. Foi com essa certeza que apostamos numa Oficina de Artes na quinta-feira (30/01). As colaboradoras Beatriz Ávila e Maria Francisca de Jesus colocaram a criançada para fazer colagens e criar desenhos inspirados nas obras de Vik Muniz. Com o propósito de despertar a criatividade dos pequenos, Beatriz mostrou para eles o livro Reflex - Vik Muniz de A a Z, que compõe o nosso acervo bibliográfico.


- E depois de muita arte, as crianças foram para o Auditório Mário Caserta, assistir a mais uma Exibição de Filmes. Dessa vez, quem deu o ar da graça foi o filme Toy Story 3, que marcou o fim da saga dos brinquedos falantes.

- O dia na Estação começou a todo vapor (sexta-feira - 31/01)! Como tudo que é bom merece “bis”, repetimos o divertidíssimo jogo Xbox 360. Contamos com a ajuda da colaboradora Beatriz Ávila, que coordenou a brincadeira e dançou muito junto com a turminha.

 - Meu Malvado Favorito 2 veio para encantar a galera na Exibição de Filmes. Os minions fofinhos vieram nos visitar, entreter e divertir.

 - Como é certo, todo final de semana tem Contação de Histórias. Nesse sábado (01/02) foi a colaboradora Gabriele Freitas que encantou os pequenos leitores. Unindo literatura e tecnologia ela os cativou utilizando o Aplicativo “Via Láctea – de Samira Almeida e Fernando Tangi”, que os fez interagir e ouvir atentamente o poema de Olavo Bilac.

- O novo mês chegou, trazendo sempre muita diversão. O expositor Boris Woloszyn foi muito atencioso com os participantes da oficina “Mostrando como se faz: esculturas”. Ele mostrou como esse ofício exige concentração e dedicação. Foi um sucesso, havia muitas pessoas, e de todas as idades, e todos os presentes puderam colocar a “mão na massa” e se deliciar com essa arte.

 

 

- Para encerrar essa semana animada, no domingo (02/02), mais uma vez, a colaboradora Gabriele Freitas fez a Contação de Histórias. Dessa vez, ela contou a história do livro “Bibi come de tudo” e entre letras e imagens cativou a pequena leitora Marina.

...E VAI CONTINUAR!


Embarcaram na Estação na semana de 21 a 26 de Janeiro de 2014

DIVERSÃO É AQUI NA ESTAÇÃO...

- Existe algo melhor que uma boa música? Acho difícil... Então, nada melhor que começar a semana produzindo os seus próprios instrumentos na divertidíssima Oficina de Música. Foi assim que começaram as atividades dessa semana (terça-feira - 21/01) aqui na Estação Literária: a partir de garrafas PET, grãos de arroz, feijão, milho, fitas decoradas e outras miudezas, surgiram os chocalhos. E os pequeninos, juntamente com as colaboradoras Beatriz Ávila e Nilcéia Siqueira, puderam expressar através da música, sua criatividade e pensamentos.

 


- E como todos sabem, toda terceira terça-feira do mês é dia de Canto e Poema! Dessa vez, nosso projeto musical homenageou uma das duplas mais originais da música caipira brasileira: Tonico e Tinoco. Foi um sucesso! A dupla João Faustino e Mariazinha, com a colaboração de Zé Reinaldo, souberam conduzir a noite e nos fizeram relembrar as antigas modas de viola.


- Nada melhor que brincar e se divertir! Foi nesse clima de euforia que as crianças se divertiram no Caça ao Tesouro. E mais uma vez, eles foram à busca de pistas para desvendar o mistério. Desta vez, adultos também seguiram as pistas dos livros e também se divertiram muito. Caça Ao Tesouro 2 aconteceu na quarta feira (22/01) e foi um sucesso! A distribuição das tarefas ficou por conta das colaboradoras Luciana Oliveira e Beatriz Ávila. Puderam acompanhar os participantes em busca das pistas, as colaboradoras Maria Francisca e Gabriele Freitas. A entrega das premiações foi um momento de leitura, onde todos participaram.

 


- Ainda na quarta, as crianças puderam curtir o filme do bruxinho mais famoso das telinhas: Harry Potter. Nessa sessão, o filme foi “Harry Potter e a Câmara Secreta”.

 


- Para terminar o ótimo final de tarde, tomamos um delicioso chá acompanhado por uma inspiradora poesia. Lendo Paulo Leminski, a colaboradora Nilcéia Siqueira conduziu o penúltimo encontro do Chá das “5” do mês.



- A Estação foi invadida! Por aliens? Não! Por palhaços! Foi assim que iniciamos nossa quinta-feira (23/01), fazendo palhaçadas... Na Oficina de Palhaço soltamos a criatividade e brincamos muito. As crianças adoraram a ideia de pintar o rosto e se divertiram com as colaboradoras: Beatriz Ávila, Gabriele Freitas e Maria Francisca de Jesus. Foi um momento de muita interação e no final, como sempre, tivemos uma encantadora leitura, dessa vez foi o livro “Adivinha quanto eu te amo”.


 

- E mesmo com o rosto pintado, as crianças foram direto para o Auditório Mário Caserta, assistir a mais uma Exibição de Filmes. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban prendeu a atenção de todos os presentes.

 

- Nessa semana as recordações estiveram à solta na Estação. Para começar a sexta feira (24/01), relembramos como era divertido brincar de casinha. Foi com o “Chá de Bonecas” que pudemos reviver a magia de ser criança. As colaboradoras Beatriz Ávila e Maria Francisca de Jesus ajudaram na brincadeira e se divertiram junto com a criançada, relembrando seus bons momentos de infância.


- Depois de muita brincadeira e leitura, as crianças foram assistir mais uma adaptação de livro no Auditório Mário Caserta. Dessa vez, foi a primeira parte da última aventura do bruxinho mais querido da literatura: Harry Potter e as Relíquias da Morte I.

- Animada como sempre, Beatriz Ávila coordenou a Oficina Música no sábado (25/01). Com muita criatividade, ela mostrou seus talentos e instigou as crianças a desenvolverem habilidades de comunicação e raciocínio, sem nem perceberem. Depois de desvendarem o mistério dos sons, a molecada curtiu uma divertida Contação de História Musical, que contou com a participação especial do usuário Igor Ivan Delgado Monteiro Cabral e do colaborador Felipe Marques, que nos ajudaram a entreter as crianças no final da tarde.

 

 

- Para começar o domingo (26/01) com o astral para cima, como sempre, nossa querida colaboradora Beatriz Ávila encantou as nossas pequenas leitoras com a história “Chapeuzinho Amarelo” do autor Chico Buarque.

 

...VEM CURTIR COM A GENTE!
 

Embarcaram na Estação na semana de 14 a 19 de Janeiro de 2014

FÉRIAS... DOCES FÉRIAS...

- E na terça-feira (14/01) tivemos a imaginação rolando solta aqui na Estação! As crianças mostraram que têm muita criatividade e foram logo colocando em prática suas ideias na primeira Oficina de Artes, com a ilustre presença do Artista Plástico Paulo Seccomandi, que, com muita dedicação, despertou grande interesse por parte das crianças envolvendo, inclusive, a leitura.

 

 

- Após a Oficina, foram todos para o Auditório Mário Caserta apreciar um bom filme – RIO. O filme conta a história de uma arara azul chamada Blu, que cresce acreditando ser a última de sua espécie, até descobrir que há uma arara azul fêmea no... BOM!! ..... É melhor você esperar a próxima exibição e acompanhar o final, ok!

 

- No dia 15/01 (quarta-feira) a colaboradora Beatriz Ávila mostrou-se mais uma vez conhecedora dos mais diversos jogos e, juntamente com Gabriele Freitas, mostrou que não tem segredo para se jogar UNO.

 

 

- No auditório Mário Caserta foi exibido mais um filme às 15h30, AS CRÔNICAS DE NÁRNIA – O Príncipe Caspian, o público presente assistiu ao filme com bastante entusiasmo.
 

- Ainda na quarta-feira, o Chá das “5” pode contar com a presença da colaboradora Nilcéia Siqueira e algumas participantes, que mais uma vez escreveram novas informações neste extenso livro da vida. Nossos encontros sempre foram muito recheados de alegria. Venha se alegrar você também!

 

- Para começar uma bela quinta-feira (16/01), Layany Lays de Souza, mais uma vez, fez a leitura dos livros para os bebês. Lembrando que estes são momentos muito importantes, ocasião em que as crianças podem ter seu primeiro contato com o mundo encantado da leitura.

FOTOS PASTA COMUM / Aconteceu na Estação de 14 a 19-01-14
FOTOS: DSC01200/ DSC01202

- As crianças deixaram a criatividade à solta e surpreenderam a todos com as lindas criações que fizeram na Oficina de Origami. Saiu de pássaros a corações, tudo muito lindo....

 

 

- E na exibição do filme As Crônicas de Nárnia – A Viagem do Peregrino, todos ficaram ansiosos pela continuação da história. O público estava ali firme, torcendo por um final que fosse a contento de todos.


- ÉÉÉÉÉÉÉ GOOOOOLLLLL! Nossa, parecia até que estávamos num Estádio de futebol,! Na sexta-feira (17/01), a galera estava muito envolvida na Ação em Jogo – Gincana de Futebol. É claro que Beatriz Ávila acompanhava tudo e todos com muita atenção e concentração, parecendo até o nosso treinador dos jogos da Copa! kkkkk

 

 

- Para encerrar a sexta-feira, nada melhor do que um bom filme. Eles pedem e nós atendemos... e desta vez, foi o filme “Uma Professora muito Maluquinha”.
 

 

- No sábado (18/01), Luciana Oliveira fez questão de acompanhar a 2° edição do competitivo Caça ao Tesouro. As crianças já estavam ansiosas antes de começar e Beatriz Ávila, Layany Lays, e Felipe Marques Coelho, participação especial da nossa querida Iumia Chan, do Centro Cultural, deram suporte do começo ao fim. Pista após pista, e depois de muita competição, os pequenos vencedores chegaram ao tão disputado tesouro.

- Neste final de semana, a Contação de História deu espaço para uma divertida Roda de Leitura. Depois de tanto correr em busca de pistas no Caça ao Tesouro, todo mundo foi direto para a Sala Trayde Fonseca, onde Beatriz Ávila, com seu carisma, contou a história “E o dente ainda doía”, da Coleção Itaú.


FÉRIAS NÃO É SÓ NA BAND, NA ESTAÇÃO TAMBÉM TEM!
 

 

Embarcaram na Estação na semana de 08 a 12 de Janeiro de 2014

VOLTAMOS...

- A semana na Estação começou bombando, com muitos jogos e novidades. Logo no primeiro dia, as crianças ficaram muito animadas com o divertidíssimo jogo Xbox 360. Contamos com a colaboradora Luciana Oliveira, que com muito entusiasmo soube coordenar a brincadeira, despertando o interesse dos participantes pelo jogo e pela leitura.

 



- A galera estava animada e aproveitou para assistir ao filme Fantasia 1, que foi exibido logo após o jogo. Claro que não poderia faltar um livro! Beatriz Ávila juntamente com as crianças, fizeram uma Roda de Leitura e desfrutaram do livro: “E o dente ainda doía”, doação do Itaú Cultural.

 

 


- E ainda na quarta-feira (08/01), para não sairmos da rotina, tivemos o Chá das “5”. Onde a colaboradora Nilcéia Siqueira pode trocar ideias e deliciosas histórias de vida, relembrando o passado e comentando os passeios realizados nessas férias de verão, com a participante Maria Lucídia Martins Melo.


- Para começar bem a quinta-feira (09/01), Layany Lays de Souza, com seu jeitinho angelical, fez a leitura dos livros: “E o dente ainda doía” e “Chapeuzinho Vermelho do jeito que o Lobo contou” para os bebês. Consideramos estes momentos muito importantes, pois é a ocasião em que as crianças podem ter seu primeiro contato com o encantador mundo da leitura.



- Com a imaginação voando alto, a criançada participou da primeira oficina do ano: Oficina de Pipas. E foi com muito prazer que recebemos nossa colaboradora Iumia Chan, que atualmente está no Centro Cultural, para ministrar a oficina, com grande carinho, juntamente com Nilcéia Siqueira. As crianças deixaram aflorar a criatividade e surpreenderam a todos com as lindas criações que fizeram.

 

 

- Depois de muita diversão e sorrisos, todos os presentes foram para o Auditório Mário Caserta, curtir mais uma Exibição de Filmes, dessa vez a sessão foi com o filme Fantasia 2. O filme trouxe a magia e o encanto da Disney para a Estação.

- Começamos a sexta-feira (10/01) exercitando a criatividade. A garotada pode se divertir com o jogo Imagem & Ação e dentre risadas e brincadeiras, puderam desenvolver o raciocínio e a habilidade de comunicação, sem nem perceber. Beatriz Ávila foi a responsável por coordenar as mímicas e se divertiu junto com a molecada.

- Para encerrar o dia, as crianças assistiram os filmes Corcunda de Notre Dame I e II. Antes da Exibição, elas ficaram curiosas com o questionamento que o colaborador Osmar Alves fez: “Como surgiu o nome Notre Dame?”. Unindo cinema e literatura, ele fez uma interessante explanação, que sanou todas as dúvidas.

 

- Chegou o sábado (11/01) e uma coisa você já sabe. Sábado tem Contação de História, às 11h e às 15h. Só que desta vez ela começou diferente. Começou com uma Oficina de Fantoche. Convidamos os participantes a pensar numa história que eles iriam contar, em conjunto com o grupo que estavam, e para contar estas histórias, eles deveriam fazer o fantoches. Surgiram três histórias: Chapeuzinho Vermelho, As três irmãs e a cobra e o Tio e o sobrinho vão ao casamento da princesa. Além dos personagens das histórias, surgiram também uma Ariel e o Batman, mas eles não ficaram para a história . Nem mesmo nós imaginávamos que teríamos tanto sucesso. Foi fantástico.... cada história melhor que a outra. Ah como ficamos felizes!
 

 

 

 

FÉRIAS É NA ESTAÇÃO
 

 

Embarcaram na Estação na semana de 17 a 22 de dezembro de 2013

VEM QUE ESTÁ CHEGANDO O NATAL...

- E começa mais uma semana, mas sendo a terceira semana do mês, a terça-feira (17/12) só podia começar com Canto e Poema. Desta vez, um Canto e Poema especial, porque foi o músico mais solicitado em todas as pesquisas de satisfação aplicadas durante o ano de 2013. E desta vez Bilé Jr, acompanhado do seu filho Adércio Neto, não se incomodou de ouvir o famoso “Toca Raul...”. E num clima de muita nostalgia, talvez por ser um evento muito esperado, tivemos uma noite fantástica, e se alguém provar que eu estou mentindo, eu tiro meu chapéu!

 

- E na quarta-feira (18/12), no total clima natalino, recebemos Christiane, Isaías, Rodrigo e amigos para uma noite de músicas para comemorar, antecipadamente, o Natal. Rodrigo, que é controlador de acesso aqui na Estação Literária, revelou ter um dom maravilhoso que é tocar e cantar. Já Christiane, que é frequentadora assídua da Estação, mostrou mais uma vez sua doce e potente voz nas tradicionais músicas natalinas. Já podemos ouvir o ho ho ho....

 

 


- Quem esteve aqui na quinta-feira (19/12) viu o Natal de outro jeito, um estranho jeito. Isso porque assistiram ao filme O estranho mundo de Jack.

 

- E olha que delícia: a Estação estava cheia, público espontâneo visitando nosso espaço, mas sem nenhuma atividade programada. O que fazer? Prontamente nossa bibliotecária Beatriz Ávila promoveu uma Roda de Leitura, que agradou muito aos presentes. O mais importante é que cada um que passe por aqui, leve para casa um pouco do mundo da leitura, e que a semente plantada floresça, fazendo com que as pessoas voltem!
 

 

- E na sexta-feira (20/12) o clima do Natal já estava mais intenso... faltava pouco para abrir os presentes e a turminha que esteve na Estação se divertiu com a exibição do filme Operação Presente. Com isso, a expectativa aumentava e todo mundo queria saber: O que o Papai Noel irá trazer na noite do Natal?
 

 

 

- O que será que reservaram para o último sábado (21/12) do ano? Uma Contação de História Especial? É claro que sim! A história entra em nossas vidas de várias formas, para alguns é a lembrança da avó contando algumas histórias dos tempos antigos, para outros tem cheiro, alguns se lembram das histórias dos livros lidos pelos pais, mães, avós e professores... Para outros as histórias vem carregadas de rimas, formando música, fazendo o corpo se mexer mesmo sem querer. E foi assim a nossa Contação Especial, cheia de música trazida pela guitarra do nosso voluntário José Valter G. Oliveira, acompanhado da nossa colaboradora, a sua esposa Luciana Oliveira e Julia Oliveira, que contou a história entre músicas como Bate o Sino, Vem que está chegando o Natal, entre outras... E para fechar com chave de ouro, recebemos a ilustre visita do Papai Noel, e quem buscou ele foi o controlador de acesso da Estação Daniel Guimarães. E foi ho ho ho pra todo lado!
 

 

 

- E tivemos também o último encontro das meninas do Clube do Crochê. Na realidade, elas fizeram um encontro para fechar o ano. Depois de cortinas, árvores, e muitas outras atividades, elas preparam os próximos encontros de 2014. Aguardem!

 

 

- E no domingo (22/12) para fechar o ano da Estação, nossos amiguinhos Maria Betina e Zé Bonifácio vieram à Estação para contar a história do nascimento de Jesus. Muitas crianças acham que o Natal é só um momento de ganhar presentes, mas há algo muito maior. E foi para isso que os nossos amiguinhos vieram e deixaram as crianças ainda mais encantadas com o Natal.

 

 

 

 


E para nós o ano chega ao fim, com a certeza do dever cumprido. Sabemos que temos muitas coisas por fazer, mas temos o ingrediente principal: Pessoas comprometidas e envolvidas com a cultura e o fomento à leitura.

PREPARARE-SE PARA AS FÉRIAS NA ESTAÇÃO!
 

 

Embarcaram na Estação na semana de 10 a 15 de dezembro de 2013

NOITE FELIZ... NOITE FELIZ…

- Mais uma semana começa animada na Estação Literária (10/12), mesmo que isso seja além dos muros, pois estivemos no Centro de Idoso para reunião do Renda Cidadã. Além de apresentar os programas e ações que acontecem na Estação, nossas colaboradoras Naiara Fiorda e Maria Francisca do Nascimento também puderam ler um pouco de histórias marcantes no nosso cotidiano

 

.

- E a noite foi animada pela aveludada voz do querido Zé Antônio e amigos que tocaram MPB para os nossos assíduos ouvintes de boa música, das noites de terça-feira. É sempre muito gratificante receber pessoas que doam suas horas para proporcionar momentos agradáveis para o próximo!

 

 

 


- Mais uma vez recebemos o grupo do Projeto Menino Jesus para uma manhã de exibição de filme aqui na Estação. Eles aproveitam as lições que são transmitidas através da película, e melhoram seu conhecimento e cultura.
 

- E recebemos mais um presente. Depois do lançamento do livro Guararema suas belezas e histórias, recebemos as autoras Miliane Moraes e Sueller Costa para um descontraído bate papo sobre as histórias dos bastidores do lançamento do livro. O tempo foi curto para tantas dúvidas do público presente, que, apesar de pequeno, teve uma participação muito legal. O livro foi bem-vindo e certamente outras iniciativas que valorizem a grande riqueza cultural, social, demográfica e natural da cidade possam ser somadas a estas.
 

 

- Nossa... Você não tem noção de como foi a nossa quinta-feira (12/12), aliás, nem nós que elaboramos o evento não sabíamos de como seria o nosso Caça ao Tesouro. Nunca vimos tanta “bagunça” na biblioteca Prof.ª Zilda Leonor Lopes, mas era bagunça boa sabe? De livro fora do lugar, gente falando e andando, do jeito que a nova biblioteca tem que ser. As crianças precisavam localizar as pistas que estavam escondidas entre os livros. Uma pista levava à outra, até chegar ao tesouro. Assim, quatro grupos com idade inferior a 14 anos disputaram entre si, e outros dois grupos acima de 14 anos foram à caça.

 



 

 

- E no sábado (14/12) mais um dia encantando. Começamos com a nossa Oficina de Cartões de Natal. É sempre bom cultivar bons hábitos, e o desejar votos de renovação de esperança, alegria e paz, casa muito bem com os cartões, que andam um pouco esquecidos com as facilidades dos sites de relacionamento, como o Facebook, por exemplo. Mas aqui as pessoas puderam colocar em prática não só a gentileza de destinar um cartão para alguém, como o de produzir o cartão, e aí já tínhamos praticamente um presente. Você não acha? E para fechar a oficina com chave de ouro, tivemos uma voluntária que leu o texto Como a aranha salvou o menino Jesus.

 

 

- E neste sábado a Contação de Histórias foi um pouco diferente. Tivemos a participação das crianças do Coral “As Doces Flautas ao Som do Mar”. As crianças vieram de Caraguatatuba para tocas diversas músicas que encantaram a plateia. Realmente o som é doce como o nome do instrumento, mas mais doce ainda é ver o trabalho realizado com crianças que estariam numa possível situação de risco. Estavam tão à vontade no nosso espaço que esqueceram até os sapatos no carro, mas para que sapato se na praia se anda descalço? Aqui não é praia, mas tem o doce som do mar trazido pelas flautas.

 

 

 

- E no domingo (15/12) a “tia” Naiara Fiorda contou história para finalizar nossa semana de total dedicação à leitura. Nossas crianças aproveitaram o espaço da Sala Trayde Fonseca enquanto ouviam as histórias na parte da manhã... de tarde o passeio foi outro. Que peninha! Mas olha os rostinhos de quem ouviu, e diga: Não estava muito bom?

 

 


 


-
VEM QUE ESTÁ CHEGANDO O NATAL...
 

Embarcaram na Estação na semana de 26 de novembro a 01 de dezembro de 2013

Jingle Bell... Jingle Bell...
- E mais uma semana começou com música na Estação (terça-feira – 26/11)... E neste dia com um gostinho especial de retorno, porque depois de mais de 30 anos, o grupo “A volta dos caminhantes”, composto por Laerte Moreira Bueno, Antônio Lunardini, João Torquato, Daniel e Manoel Gilberto da Silva Filho (Netinho), se reuniram novamente para encantar o público da Estação, com músicas do passado, inclusive em italiano. A receptividade do público foi muito boa, pois todo mundo tem algo bom para relembrar.

 

 

- Na quarta-feira (27/11), recebemos mais uma vez as crianças do Projeto Menino Jesus, para participar da Oficina de Cartões de Natal. Eles saíram daqui muito contentes com o resultado, e certamente vão deixar alguém um pouco mais feliz. E além de levar o cartão nas mãos, levaram também uma linda mensagem no coração. Agora, marque na agenda: dia 14/12 tem mais.

 

 


- E depois de algumas quartas-feiras, o grupo que participava da Oficina de Cinema Independente finalizou o curta- metragem sobre A Lenda do Corpo Seco, coordenado por Geisla Fernandes, com o auxílio de Eduardo Luderer na direção de fotografia. Agora é só esperar para verificar o resultado!

 

 

 

- Sim... tivemos chá. Um Chá das “5” um pouco diferente... na realidade, proibido para menores de 18 anos. Mariana Calil, que participou com dois contos no livro Edifício Marquês de Sade, que traz diversos contos eróticos, fez a leitura deles para as participantes do tradicional Chá das “5”. A ideia era tratar de assuntos proibidos para muitas mulheres, principalmente no passado, de forma mais leve possível. Acho que deu certo!

 

 

 

- Recebemos na quinta-feira (28/11), mais uma turma da E.M. Mário Portes, de Mogi das Cruzes. É a Estação interagindo com outros municípios mais uma vez... E como a criançada se diverte visitando nosso espaço, e como ficamos felizes com isso! Que venham mais turmas!
SEM FOTOS
- E o dia foi longo, mesmo porque saímos daqui às 22h, mas foi extremamente produtivo. Recebemos o Leandro Watanabe e Rafael Sasso, oficineiros do MIS para o oficina Re-cena. O objetivo da oficina era de assistirmos algumas cenas clássicas do cinema e reproduzir a técnica adotada numa nova cena. Escolhemos o filme O Iluminado... e momentos de terror invadiram nossas mentes, mas terminamos o curta muito contentes com o resultado. Confira!

 

- E dezembro já estava batendo na porta, por isso, na sexta-feira (29/11), tiramos o dia para pensar nos enfeites da Árvore de Natal. Quem passou por aqui, descobriu como é simples fazer lindas bolas de patchwork, na Oficina de Bola de Patchwork. E nem desculpa de não saber costurar valia, porque as bolas eram feitas sem costura. Ficaram lindas!

 

- E veja se não é para registrar: o pequenino Guilherme Henrique, de apenas 15 dias, esteve na Estação, com a tia Selma Cristiane e a prima Nicole Vitória, de 7 anos... Este vai crescer bem encaminhado pelos labirintos da leitura.

 


 

- E no sábado (30/11), recebemos nossa querida Luiza Trabbold para o lançamento do seu livro Criança, meus versos são teus. Ela contou histórias do livro, mostrou como incentiva a sua neta a plantar e sempre ler. É sempre bom receber pessoas que têm esse amor pela leitura... e não é só isso, depois de fazer este evento tão importante, a Luiza ainda deu umas dicas para as meninas do Clube do Crochê.

 



- E no Clube do Crochê, nossas frequentadoras discutiram pontos diferentes, viram as árvores e se preparam para 2014... ainda teve um pedacinho da Oficina de Bola de Patchwork, para quem errou o dia 


 

 

- E também teve Contação de História. Nossa colaboradora Nilcéia Siqueira ficou responsável por trazer mais uma bela história e assim desvendar mais um livro para as crianças.

- E no domingo (01/12,) demos as boas vindas ao mês de dezembro, mês que comemoramos o nascimento de Jesus, e também o mês em que nos preparamos para planejamento de 2014. Aqui o mês começa é com Contação de História, com Naiara Fiorda mostrando para a pequena Naiara e sua pequenina “filha”, a história de Pedro e Tina, na nossa Sala Trayde Fonseca.


 

 

Embarcaram na Estação na semana de 12 a 17 de novembro de 2013

DESCULPE O AUÊ!


- Mais uma semana se passou... e essa foi quente... muito quente!
Começou com o rock gingado de Rita Lee na forte voz da talentosa Luciana Vidal, acompanhada por Bilé Jr.,Leon Sieghart e com a participação especial de Léo Zerrah. O show foi um verdadeiro espetáculo! 

 

- Ainda durante o dia, tivemos duas apresentações dos alunos da Associação Olhos de Águia, com a encenação Roda que Rola, com Corina e Repolho. E quem veio prestigiar, além das outras crianças da Associação, foi a turminha do Projeto Menino Jesus. Todos se divertiram muito.

 

- E depois de tanta coisa boa acontecendo no início da semana, dia 20/11 (quarta-feira) começou com uma sessão de cinema, onde as crianças do Projeto Menino Jesus puderam assistir ao filme A História sem Fim, e, assim, eles trabalharam diferentes temas preparando as crianças para um futuro melhor!

 

E chegou mais um Chá das “5” com participações especiais, pois a Ludmila, de 10 anos, fez uma leitura voluntária e o Sr. Bernardo Beer que é, por enquanto, o único homem entre as meninas. E é isso que queremos: tudo junto e misturado... ver as crianças junto com os adultos, homens e mulheres curtindo uma boa leitura e promovendo a diversidade é muito bacana. Ainda tivemos a participação da nossa assídua frequentadora Mariana Calil, que fez uma leitura de Cordel: Cordel em Arte e Versos, e do conto Amor de Clarice Lispector.

 


 

- E mais uma etapa da Oficina de Cinema Independente foi vencida. Geisla Fernandes, acompanhada novamente do Diretor de Fotografia Eduardo, começaram as filmagens externas do nosso curta... Estamos aguardando ansiosos pelo resultado do trabalho!

 

- E a quinta-feira 20/11 chegou para dar um ar de “vencemos”! Recebemos mais uma visita da E.M. Mário Portes de Mogi das Cruzes. Vencemos porque recebemos uma escola de outro munícipio, que valorizou nosso trabalho, voltaram e querem vir mais vezes... Ultrapassamos as fronteiras do município, mas, além disso, estamos ultrapassando as barreiras da carência cultural e principalmente mostrando que a biblioteca de hoje é sim um lugar muito legal!
 

- Recebemos também a equipe da frente de trabalho, que está a todo vapor para receber os visitantes do Guararema Cidade Natal. A importante iniciativa da Rita de Cássia Monteiro Moura, Encarregada Técnica, responsável pela equipe de limpeza, fez com que todas pudessem ouvir um pouco sobre o extenso tema carreira, em palestra aplicada pela colaboradora Luciana Oliveira, Diretora da Estação Literária, além do bate-papo com a Elvanira Braga, Diretora responsável pela oficina de Natal, que mostrou a todas a importância do trabalho delas para o sucesso do programa. E se não bastassem tantas coisas boas, muitas delas nunca tinha visitado a Estação, e ainda participaram de sorteio de livros. Vencemos esta barreira!

- E para terminar o dia, tivemos a votação dos inscritos no Concurso Cultura Mascote da Estação. A Comissão composta por funcionárias da Estação Literária, Naiara Fiorda, Tereza Takahashi e Beatriz Ávila, pelos artistas da cidade Alexandre Ramos de Siqueira e Regina Drozina, e pelas Professoras Elvanira Braga de Siqueira e Sheila Guimarães Tosta. A Comissão elegeu os três melhores desenhos e suas justificativas, que seguiram para votação popular. Recebemos 41 inscrições, que em breve, serão divulgadas na Estação.
FOTOS PASTA COMUM / ESTAÇÃO LITERÁRIA FOTOS/ 2013/ NOVEMBRO/ Mascote da Estação – 21-11-2013

 


- E no sábado (23/11) aconteceu um evento diferente. Como gostamos de experimentar, convidamos o Robson – McRahsaan para nosso primeiro Hip Hop na Estação. E foi um sucesso! O evento contou ainda com a participação do DJ Nandes Castro e B.Boy Rafael Amarante Benthien, Murilo Henrique, Wellinton Lima, Alex e Gabriel Borba Benthien. Vamos esperar os próximos 

 

- E sábado tem Contação de História? Tem sim senhor! Nossa colaboradora Layany Lays de Souza contou para as crianças a história da Joaninha que havia perdido as pintinhas... E o que será que aconteceu com as pintinhas? Ficou curioso? Perdeu a história? Passe por aqui, pegue o livro e boa leitura!

- E no domingo (24/11) também teve Contação de História. E dessa vez foi a Nilcéia de Siqueira que se divertiu com a criançada, e claro, com os pais também!



 

 

Embarcaram na Estação na semana de 12 a 17 de novembro de 2013

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

- E no clima de feriado prolongado, a semana começou agitada.

- Na terça-feira (12/11), recebemos a equipe da Secretaria da Assistência Social para a posse do Conselho Municipal do Idoso.

 

- Uhm...quarta-feira (13/11) recheada... Começamos com a turma do Projeto Meninos Jesus, que veio no período da manhã para assistir ao filme História sem fim. Na parte da tarde, a turma que veio fez uma deliciosa Tarde de Leitura. Quem não sabia ler, ouviu a leitura feita pelos amigos, e, para finalizar, ainda fizeram lindos desenhos sobre o que eles haviam entendido da leitura... foi muito gostoso!

 

- Ainda na quarta-feira, tivemos mais uma etapa da Oficina de Cinema Independente, uma parceria com a Secretaria do Estado de São Paulo, através da divisão de Oficinas. Desta vez, além de Geisla Fernandes, recebemos também o Diretor de Fotografia Eduardo, que veio dar algumas dicas para que o filme fique perfeito. A ideia é produzir um curta-metragem com baixíssimo custo. São oito encontros, sendo dividido em teoria e prática... Na próxima semana já começam as gravações externas e estamos cada vez mais ansiosos para ver o resultado.

 

- E é claro que tivemos o Chá das “5”, aliás, as meninas não falham! Nessa tarde, depois de lerem o conto de Clarice Lispector, do livro Os 100 Melhores Contos Brasileiros do Século, e também o conto de Antônio Maria, do livro As 100 Melhores Crônicas Brasileiras... e como o conto falava de um pai que sofria com o primeiro namoro da filha, relembraram como foi o dia em que apresentaram o namorado para os pais...

 

- E na sexta-feira (15/11) feriado... quem não foi para praia, e gastou horas no trânsito, curtiu uma educativa história... Bem, você já sabia que era feriado, mas do quê mesmo? Lembrou que é da Proclamação da República? Sim, é claro! E só mais uma pergunta: Quem Proclamou a República? Será que nesse eu te peguei? As crianças que vieram para Contação de História Especial já sabem. E depois de ficar por dentro de tantos assuntos importantes, eles ainda fizeram várias atividades... não percam a próxima, é só ficar de olho na programação.

 

- E no sábado (16/11) teve mais Contação de Histórias... Dessa vez, foi a Beatriz Ávila que contou a história para a criançada, que, é lógico, divertiram-se muito. Na contação da tarde, tivemos uma Roda de Leitura, sempre recheada de histórias emocionantes e ainda mais incrementada, com o uso das novas tecnologias que são cada vez mais parceiras do bom e velho livro. Não se esqueça: LEIA PARA UMA CRIANÇA!

 

- ...♫♪ As aventuras do cavalo branco e preto, as aventuras do cavalo branco e preto...♪♫.. foi assim que começou nosso domingo (17/11), embalado ao som da divertida e animada música apresentada pelo grupo Cia. dos Fulanos, que veio mais uma vez até a Estação Literária apresentar o espetáculo “As aventuras do cavaleiro do cavalo branco e preto”. Eles apresentam com tanta alegria que é impossível não sair cantando a música... ...♫♪ As aventuras do cavalo branco e preto, as aventuras do cavalo branco e preto...♪♫.. E assim fechamos o dia com chave de ouro!

 

DESCULPE O AUÊ...

Embarcaram na Estação na semana de 05 a 10 de novembro de 2013

JÁ É NATAL...

- Sim! Já é Natal. Pelo menos nos preparativos... sempre presente, nosso grupo do Fuxicando na Estação começou, na terça-feira (05/11), “aquela” árvore de Natal que elas tinham planejado. E o melhor é que tudo foi realizado em conjunto com a equipe, das também sempre presentes, meninas do Clube do Tricô. Tudo junto e misturado... uma delícia!
 

- E que coisinha mais linda as crianças da creche Vicentina Ferreira Porto, de Santa Isabel, cidade vizinha, que vieram conhecer a Estação Literária e aproveitaram para assistir ao filme Lilo & Stitch, e fazer um lanchinho também. E ficamos felizes por vários motivos, mas dois em especial: 1) ultrapassamos mais uma vez as fronteiras; 2) como é bom ver o sorriso nos rostinhos deles 

- Quarta-feira (06/11) tivemos mais uma etapa da Oficina de Cinema Independente... Aguardem o resultado!

- E na quinta-feira (07/11) recebemos a segunda turma da creche Vicentina Ferreira Porto, de Santa

Isabel, e, novamento!

 

- sexta-feira (08/11), quem apareceu de novo foi a turma do Fuxicando na Estação para mais uma etapa na execução da nossa árvore. Os resultados poderão ser vistos a partir do dia 19/11, na exposição natalina aqui da Estação. Anote na agenda!

 

 

- E para abrilhantar ainda mais a sexta-feira, recebemos as escritoras Luize Valente e Paula Fábrio, para um Encontro com Escritores, promovido pelo SP Leituras. Elas são finalistas do maior prêmio literário brasileiro: o Prêmio São Paulo de Literatura 2013. A turma do EJA da E.E. Ivan Brasil pode tirar dúvidas sobre como é escrever, a rotina de uma escritora, além de conhecer um pouquinho das histórias dos livros O Segredo do Oratório e Desnorteio que, em breve, farão parte do nosso acervo.

 

 

- E no domingo (10/11), nossa colaboradora Beatriz Avila contou histórias para nossos pequenos visitantes na Sala Trayde Fonseca. Podemos dizer que foi quase uma Canção de Ninar, pois fez dormir . Depois da história, as crianças ainda participaram de atividades lúdicas que reforçaram as histórias. Não deixe de trazer seus pequenos!

 

 

 

 


                       
 

 

 


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados