Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Maria-Fumaça 353

 

 

Guararema/SP escreve mais um importante capítulo da história da preservação da memória e do patrimônio ferroviário desde o dia 16 de outubro, com o início dos passeios definitivos do “Trem de Guararema”. Personagem principal desse capítulo, a locomotiva 353 passa a ser a maior movida a vapor em operação no país.

Como a história de Guararema se confunde com a história do transporte ferroviário, a “Velha Senhora”, como é conhecida, já foi personagem de outras histórias ocorridas no município. A locomotiva pertencia a Estrada de Ferro Central do Brasil e fazia o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro, contribuindo muito para o desenvolvimento de Guararema.

Agora, a “Velha Senhora” volta aos trilhos com a proposta de preservação ferroviária, resgate histórico e cultural, além de fomento ao turismo cultural. O projeto, que envolveu a Prefeitura, órgãos públicos federais, iniciativa privada e entidade de preservação da memória ferroviária, é uma soma de grandes resultados como o restauro da locomotiva 353, a revitalização das Estações Ferroviárias do Centro e de Luís Carlos, a reconstrução da via férrea no trecho do passeio, a autorização da realização do passeio e a reconquista do transporte ferroviário de passageiros de Guararema.

Fabricada nos EUA em 1927 e completamente restaurada para rodar em Guararema, a Maria-Fumaça 353 conta com três carros de passageiros da década de 30 que comportam, ao todo, 142 passageiros.

Circulando entre a estação Central e a estação de Luís Carlos, em um trecho 5,5 quilômetros, autorizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) mais os desvios, o que compreende um trajeto de 6,8 quilômetros, o passeio cultural promove uma verdadeira volta ao passado, porém, tem o futuro como destino, pois será utilizado como um projeto piloto para demais municípios que tenham viabilidade técnica para implantação do passeio.

O primeiro passeio contou com a presença do ministro dos Transportes, Antonio Carlos Rodrigues; o idealizador do projeto, deputado federal e presidente da Frente Parlamentar de Preservação da Memória e do Patrimônio Ferroviário, Marcio Alvino, o deputado estadual, André do Prado, o prefeito de Guararema, Adriano Leite, deputados federais e estaduais que integram as frentes parlamentares tanto na Câmara Federal quanto na Assembleia Legislativa; além de representantes da Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF); da MRS Logística; da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT); do Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre e representantes políticos de várias regiões do Estado.

Na programação do passeio regular, um dia na semana é dedicado ao passeio gratuito destinado às escolas municipais, escolas estaduais, participantes de programas sociais, melhor idade e entre outros grupos do município.

Os passeios ocorrem aos finais de semana, feriados e pontes de feriados, nos horários abaixo, mas podem ocorrer alterações:

partida às 10h, chegando de volta às 12h
partida às 15h, chegando de volta às 16h30 
 

Condições especiais para agências, grupos e excursões. Para informações acesse o site: www.tremdeguararema.com.br

 

Taxa de Manutenção

O valor atual é de R$55,00 por pessoa, válido para todas as idades até 3/12/2017.

O passageiro tem direito a transportar, sem pagamento, uma criança de até cinco anos, por responsável, desde que não ocupe assento (viajando no colo), observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores.

Estes valores são cobrados não apenas para se custear o passeio de trem, mas esta é a forma da ABPF obter a renda e continuar o trabalho de preservação ferroviária que hoje é realizado em diversas cidades, em seis estados brasileiros. Boa parte desses recursos são aplicados na restauração do material rodante histórico, para garantir-se além da preservação, a segurança na utilização do mesmo.

 

Reservas

Embora a reserva não seja obrigatória, é recomendável, pois sem a mesma, a disponibilidade de lugares não é garantida. Para efetuar a reserva (que só é válida após recebimento da confirmação) acesse: Pedido de reservas.
 

Munícipes de Guararema

A aquisição do bilhete com desconto para munícipes de Guararema deve ser feita diretamente na bilheteria da estação (não são feitas reservas exclusivas para bilhetes com desconto). O interessado deve comparecer na estação até uma hora antes da partida do trem. Caso o munícipe compareça na estação ferroviária dentro da hora que antecede a partida do trem, o atendimento é prioritário aos que desejam adquirir bilhete sem desconto e somente após atendimento destes, é feita a venda dos bilhetes com desconto para munícipes (se ainda existir disponibilidade de assentos).

Para ter direito ao desconto, deve-se apresentar:

  • Documento de identidade oficial com foto
  • Comprovante de residência, para maiores informações sobre documentos aceitos, clique aqui.
  • Não são aceitos como comprovante de endereço carnê de IPTU ou escrituras.

Caso a aquisição seja para mais de uma pessoa, todos que desejem obter o desconto devem estar presentes munidos dos documentos descritos acima e comprovar residência no município.

O bilhete com desconto para munícipes é nominal e intransferível, além de estar sujeito a disponibilidade. A bilheteria é aberta a partir de sexta-feira, as 15h, sábados e domingos, das 8h30 às 17h.

Os bilhetes com desconto para munícipes estão disponíveis no momento apenas para os horários das 10h.

Caso o munícipe deseje também adquirir o bilhete sem desconto para algum visitante, pode ser feita a reserva dos bilhetes. Neste caso, ao realizar o pedido de reserva, deve ser informado no campo observações a presença de pessoas que desejam o desconto. Mesmo com reserva, os procedimentos descritos acima para comprovação de residência no município devem ser seguidos, caso contrário, o desconto não será concedido.

 

FICHA TÉCNICA:
Apelido: Velha Senhora
Modelo: Pacifc
Fabricante: The Baldwin Locomotive Works
Rodagem: 4-6-2
Ano de Fabricação: 1927
Bitola original: 1,60 m
Peso total: 100,48 t
Comprimento: 19,50 m
Largura: 3,00 m
Altura: 4,50 m
Diâmetro das rodas motrizes: 1,76 m
Velocidade Máxima: 110 km/h

 


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados