Prefeitura de Guararema. Trabalho e respeito. Por voc�.

Portal da Transparência SIC
Encontre em nosso site
  • Redes Sociais
  • Facebook
  • You Tube
  • Instagram

Em Cartaz

Exposição "O Teatro Popular de Bonecos do Brasil"

O Teatro Popular de Bonecos do Brasil trata-se de uma exposição sobre um modelo de teatro no qual são usados bonecos de luvas, varas e varetas, praticamente feitos a partir de uma madeira chamada mulungu.

Neste modelo de teatro, os bonecos são manipulados de maneira teatral, conduzindo personagens fixos, de linguagem peculiar em seus textos improvisados, utilizando de picardia, música e dança.

Mas, ainda que possuam suas próprias histórias, o teatro de bonecos não pode se fechar contra o improviso, remodelando seus textos em abertura para adaptações e análise e discussão de qualquer tema, sempre atualizando-se.

Típico de regiões do Nordeste Brasileiro, o mamulengo, como é chamado, tem suas raízes em Pernambuco, onde também recebe o nome de babau. Suas formas vão se adaptando conforme a mudança de estados daquela região. Por exemplo, no Ceará e em Sergipe, ficou conhecido como Cassimiro Coco, enquanto que, no Rio Grande do Norte, seu nome é João Redondo. Por sua vez, na Paraíba, é chamado Babau.

Os espetáculos são líricos, nos quais mestres e ajudantes conduzem o teatro por meio de seus bonecos, guiados pela música, integrando-se com a platéia durante a apresentação. Dessa maneira, com a qual se propagou, resiste ao tempo, por meio de quem o representa.

Por isso, o Teatro Popular de Bonecos é um Patrimônio Imaterial da Cultura Nacional, com registro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN, desde 05 de março de 2015 e se mantém legítimo e vivo pelo povo.

Coordenação: Claudio Ferraraz Junior; Curadoria: Regina Drozina e Valdeck de Garanhuns; Montagem de Clarice Corbani dos Santos, Claudia Souza Guidi Diogo, Claudio Ferraraz Junior, Ignez Rodrigues da Silva, Jussara Zatsuga, Regina Drozina e Valdeck de Garanhuns.

A exposição será realizada na Casa da Memória Antonia Guilherme Franco, de 09 de março a 15 de maio. O endereço é Rua Dona Laurinda, nº138 – Centro.

Os horários de funcionamento são: De Quarta a Sexta- feira, das 10h às 13h e das 15 às 18h
Sábado, domingo e feriado, das 13h às 18h
 

 


© 2016 Prefeitura de Guararema - Todos os direitos reservados