Alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema participam da 4ª edição da FLIG

Todos os mais de quatro mil estudantes das escolas municipais vivem experiências literárias e culturais durante a Festa Literária de Guararema

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema participam da 4ª edição da FLIG

📸 - Warley Kenji - Comunicação/PMG

 

Nesta semana, todos os mais de quatro mil alunos da Rede Municipal de Ensino de Guararema participam da 4ª Festa Literária de Guararema (FLIG) em atividades realizadas durante o horário das aulas e acompanhadas pelas equipes gestoras das escolas. Enquanto diversas turmas visitam o Pavilhão das Editoras, que fica no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Ilha Grande, outras tantas participam em atividades como contação de histórias, passeio de trem turístico e apresentação teatral “A Cigarra e a Formiga”, na Vila de Luís Carlos.

Além disso, cada estudante recebe gratuitamente um livro de acordo com sua faixa etária. São, ao todo, quatro títulos diferentes, selecionados por razões educacionais e que se relacionam com o tema da FLIG em 2025: “As fantásticas fábulas de La Fontaine”, com artes cedidas pela YDreams Global, que originalmente compõem a exposição homônima que esteve recentemente no Farol Santander, em São Paulo.

Os quatro livros são “Fábulas Inesquecíveis”, da Turma da Mônica, do Instituto Mauricio de Sousa; "Fábulas de Esopo", de Ruth Rocha; “Conte uma Fábula”, de Célia Ruiz Ibáñez; e “Minhas Primeiras Fábulas de Esopo”, da editora Pé da Letra. Todos contam com um selo da FLIG na capa e fazem parte do Programa “Desenrolando Histórias”, iniciativa da Prefeitura de Guararema via Secretaria Municipal de Educação, cujo objetivo é estimular o hábito da leitura desde cedo.

Durante a visita ao Pavilhão, alunos e professores da Rede Municipal de Ensino adquirem livros, com o recurso da venda de latinhas recicláveis (coleta seletiva latinha amiga), que integrarão o acervo das escolas municipais.

Atividades seguem até domingo (19)
A programação da 4ª Festa Literária de Guararema (FLIG) – que pode ser conferida em guararema.sp.gov.br/eventos e nas redes sociais oficiais da Prefeitura de Guararema (@prefeituradeguararema e @visiteguararemaoficial) - continua acontecendo na Ilha Grande e também na Vila de Luís Carlos, voltada tanto para a Rede Municipal de Ensino quanto para o público em geral, até domingo (19).

Entre as atividades, os visitantes podem acompanhar apresentações do Coral Canto por Guararema, fanfarras escolares, contações de histórias como “La Fontaine”, com a Cia. Arte & Riso, oficinas, leituras compartilhadas e o espetáculo teatral “A Cigarra e a Formiga”, sendo este em Luís Carlos.

Os lançamentos literários seguem a partir de sexta-feira (17), com Ana Santiago apresentando as obras “A que vim” e “Fonte Borbulhante”. No sábado (18), Marcela Rabelo lança “Tempo Perdido”, Li Couto apresenta “A Guardiã e o Guerreiro” e Valéria Alonso traz “A Pipa de Lipi”. No domingo (19), Alessandra Viotto encerra a programação com “A capivarinha que não queria crescer”, voltado ao público infantil.

Durante todo o evento – que conta com atrações patrocinadas por empresas e grupos como ATT Transportes, Editora Moderna, Casa da Amizade de Guararema, Cooperativa Sicredi e Centro Suzuki – o Pavilhão das Editoras funciona no Núcleo de Educação Ambiental (NEA) da Ilha Grande, com editoras, autores e venda de livros a preços acessíveis — aos sábados das 10 às 20 horas, domingos das 10 às 19 horas e de segunda a sexta-feira das 8 às 19 horas. Os expositores deste espaço são Empório d’Angola e Vanessa Erandi Amigurumi; Aqui Tem!; Panda Books; Livraria Saber & Crescer; Capella Editorial; Padaria de Livros; Toque Mágico; e Aquarela Livros.