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Banco do Povo

 

 

 

 

 

O Banco do Povo Paulista é um programa desenvolvido pelo Governo do Estado de São Paulo em parceria com a Prefeitura de Guararema, que concede linhas de microcrédito para empreendedores de pequenos negócios, viabilizando o desenvolvimento social e econômico local e a geração de emprego e renda.

Com a menor taxa de juros entre as instituições financeiras do país, o programa credita valores para capital de giro e investimento fixo, como a aquisição de mercadorias em geral, matérias-primas, máquinas, ferramentas, equipamentos, veículos e até mesmo itens para publicidade e divulgação do empreendimento.

A taxa de juros mensal é de 0,35% ao mês para Pessoa Jurídica e de 1% para Pessoa Física.

Pessoas físicas que trabalham por conta própria informalmente, Produtor Rural sem CNPJ ou Profissionais Liberais podem obter até R$ 3.000,00 no primeiro empréstimo podendo chegar a R$ 5.000,00 no segundo empréstimo e posteriores, com prazo de pagamento até 12 meses (capital de giro) e até 24 meses (investimento fixo).
MEI ou Produtor Rural com CNPJ podem obter até R$ 8.100,00 e o prazo de pagamento varia de 24 meses (capital de giro) a 36 meses (investimento fixo).
PARA SOLICITAR O CRÉDITO É NECESSÁRIO:

-Desenvolver atividade produtiva (formal ou informal) no município;

- Se Pessoa Física, residir há mais de 2 anos no município com endereço fixo;

- Não ter restrições cadastrais no SCPC, SERASA e CADIN Estadual;

- Ser maior de 18 anos de idade;

- Possuir certificado de capacitação Sebrae-SP, dos programas SUPER MEI, EMPREENDA RÁPIDO e outros programas aprovados, tais como:

• SUPERMEI – Primeiros Passos;

• SUPERMEI – Primeiros Passos Gestão;

• SUPERMEI – Organize Seu Negócio;

• EAD SUPERMEI – Primeiros Passos;

• EAD SUPERMEI – Organize seu Negócio;

• EAD SUPERMEI – Pronto para Crescer;

• SUPERMEI – Pronto para Crescer;

• EMPREENDA RÁPIDO ONLINE;

• ENFRENTAR;

• EAD – Performance;

• EAD – Produtividade;

• EAD – Competitividade;

• Produtos.

 GARANTIAS EXIGIDAS (consultar o perfil que exige avalista):

- Avalista (pessoa física, com residência fixa no Estado de São Paulo, com comprovação de renda mensal, sem restrições cadastrais junto ao SCPC, SERASA e CADIN Estadual).
- Ser maior de 18 anos de idade.

SÃO NECESSÁRIOS OS DOCUMENTOS ABAIXO PARA PESSOA JURÍDICA:

 - Certificado MEI;
 - Cartão do CNPJ;
 - Inscrição Estadual e/ou Municipal;
 - Alvará de Funcionamento;
 - Comprovante de Endereço do empreendimento (conta de água, luz ou telefone em nome do empreendimento/empreendedor do mês atual ou anterior). Caso seja imóvel alugado, poderá apresentar contrato de locação;
 - CND – Certidão Negativa de Débitos;
 - CRF – Certificado de Regularidade com o FGTS;
 - Cartão de C/C Jurídica ou Física para MEI;
 - Orçamento do bem a ser financiado;
 - RG e CPF do empreendedor e cônjuge (se houver);
 - Certidão de Casamento do empreendedor (se houver). Em caso de separado/divorciado ou viúvo apresentar certidão com averbação ou certidão de óbito;
 - Comprovante de residência do empreendedor (conta de água, luz ou telefone em nome do empreendedor, do mês atual ou anterior). Caso a conta esteja em nome de outra pessoa, deverá apresentar Declaração com firma reconhecida em Cartório. Caso seja imóvel alugado, poderá apresentar contrato de locação;
 - Declaração de IRPF do último ano;
 - Declaração de faturamento anual do MEI (atual e dois últimos anos);
 - Certificado do curso Sebrae-SP.

PARA PESSOA FÍSICA (Sem CNPJ):

 - RG e CPF do cliente e cônjuge (se houver);
 - Comprovante de residência do cliente do mês atual ou anterior. Caso a conta esteja em nome de outra pessoa, deverá apresentar Declaração com firma reconhecida em Cartório. Caso seja imóvel alugado, deverá apresentar contrato de locação;
 - Certidão de casamento do cliente (se houver).
 - Orçamento do bem a ser financiado;
 - Declaração IRPF;
 - Plano de Negócio;
 - Certificado do curso Sebrae.

Caso o cliente possua renda adicional deverá apresentar comprovantes.

PARA AVALISTA/FIADOR/DEVEDOR SOLIDÁRIO:

 - RG e CPF do avalista/fiador/devedor solidário e cônjuge (se houver);
 - Certidão de Casamento do avalista/fiador/devedor solidário (se houver). Em caso de separado/divorciado ou viúvo apresentar certidão com averbação ou certidão de óbito;
 - Comprovante de residência do avalista (conta de água, luz ou telefone em nome do avalista/fiador/solidário do mês atual ou anterior). Caso a conta esteja em nome de outra pessoa, deverá apresentar Declaração com firma reconhecida em Cartório. Caso seja imóvel alugado, deverá apresentar contrato de locação;
 - Comprovante de Renda: Holerites dos últimos 3 (três meses) e Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Declaração de Imposto de Renda do último ano.
Dependendo da atividade, outros documentos poderão ser solicitados.

Você pode obter mais informações comparecendo no Banco do Povo na Secretaria de Emprego e Desenvolvimento Econômico, localizada na Rua 19 de Setembro, 127 – Centro ou através do telefone: 4693 -1717/1432/5478 e e-mail: bancodopovo@guararema.sp.gov.br

 



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