Defesa Civil de Guararema orienta sobre identificação de fissuras em imóveis
Órgão apresenta informações técnicas à equipe da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Longevidade
Nesta terça-feira (11) a Defesa Civil de Guararema e o Departamento de Fiscalização da Prefeitura realizaram uma apresentação à equipe da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e da Longevidade sobre a identificação de fissuras em paredes durante visitas domiciliares. O encontro ocorreu na sede da Prefeitura, tendo como base informações da Defesa Civil de São Paulo e da Defesa Civil Nacional.
Como a Secretaria de Desenvolvimento Social e da Longevidade realiza atendimentos em diferentes bairros, a orientação fornecida a transforma em um agente porta-voz preventivo junto aos moradores, buscando auxiliar na identificação de possíveis sinais de risco em imóveis, permitindo que a Defesa Civil seja acionada para avaliação técnica quando necessário.
Durante a apresentação, foram destacadas diferenças entre fissuras, trincas e rachaduras, além de exemplos práticos de situações observadas em edificações. A partir dessa articulação, casos identificados serão comunicados à Defesa Civil, que realizará vistoria e acompanhamento no local.
Enquanto “fissuras” são aberturas menores, com baixo risco de causar problemas, sendo geralmente fendas superficiais e normalmente podendo ser corrigidas a tempo de evitar transtornos, as “trincas” são aberturas um pouco maiores, de até um milímetro de espessura, mais profundas e com risco maior, que pode afetar a estrutura da construção. Já as “rachaduras”, que apresentam três milímetros ou mais, são aberturas graves e realmente perigosas, que permitem a passagem de água da chuva e vento, exigindo, em determinadas situações, a evacuação do imóvel.
O Departamento de Fiscalização da Prefeitura de Guararema atende pelo número (11) 4695-2801, enquanto o atendimento da Defesa Civil pode ser solicitado pelo telefone 199. Em situações que envolvam vítimas, o acionamento deve ser feito diretamente ao Corpo de Bombeiros, que atende no 193.