Guararema forma nova geração de talentos com o Programa Jovem Agricultor do Futuro
Iniciativa une formação técnica, valores sociais e práticas sustentáveis, com a realização de feiras na Escola Estadual “Emília Leite Martins”, do bairro Jardim Dulce
A Prefeitura de Guararema, por meio da Secretaria Municipal de Emprego e Desenvolvimento Econômico, desenvolve o Programa Jovem Agricultor do Futuro (JAF), que tem como objetivo despertar o interesse e capacitar adolescentes e jovens para o setor agrícola.
Realizadas em parceria com a Escola Estadual “Emília Leite Martins”, do bairro Jardim Dulce, e também com o Sindicato Rural de Jacareí (SRJ) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), as atividades oferecem ferramentas essenciais para o desenvolvimento de habilidades no campo. Além disso, a iniciativa forma cidadãos preparados para o mercado de trabalho, engajados com a sustentabilidade e protagonistas do agro no presente e no futuro.
O programa alia teoria e prática em aulas que envolvem desde o manejo sustentável do solo e da água até a produção agrícola, passando pela preservação ambiental, cidadania, ética e empreendedorismo rural.
Todo o aprendizado culmina na realização de feiras que, neste ano, acontecem na Escola Estadual “Emília Leite Martins”. São momentos para a comercialização dos produtos cultivados pelos jovens, o que conclui o processo do agro e permite que eles “vivenciem o ciclo completo da atividade agrícola de forma responsável e consciente”, como destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Emprego e Desenvolvimento de Guararema, Odvane Rodrigues.
Durante todo o período de aulas, os participantes contam com formação técnica associada a valores sociais e práticas sustentáveis. O objetivo é fortalecer o vínculo dos jovens com o meio rural e ampliar as oportunidades de inserção no agronegócio, e mais informações sobre estão disponíveis com o setor Agro da Prefeitura de Guararema, pelo telefone (11) 4693-1717.