Estudantes da Rede Municipal de Guararema participam de nova edição do Proerd
Programa da Polícia Militar atenderá alunos dos 5º anos com atividades voltadas à prevenção, cidadania e tomada de decisões responsáveis
📸 Crédito foto: Warley Kenji - Comunicação/PMG
A Rede Municipal de Ensino de Guararema iniciou um novo ciclo de aulas do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), desenvolvido pela Polícia Militar. A iniciativa atende alunos dos 5º anos das escolas municipais com atividades voltadas à prevenção ao uso de drogas e à violência, além do fortalecimento de valores, habilidades socioemocionais e da tomada de decisões responsáveis.
Os estudantes participarão de 10 encontros conduzidos pelo Cabo PM Thiago Daniel, instrutor responsável pelas turmas da Rede Municipal. De forma dinâmica, as atividades incentivam reflexões sobre escolhas conscientes, respeito, autocuidado e convivência saudável.
Como recurso pedagógico, o instrutor utilizará as lousas digitais disponíveis nas escolas municipais de ensino fundamental para tornar os conteúdos mais interativos. Neste ciclo, também será adotado o “Passaporte do Estudante”, ferramenta desenvolvida para estimular a participação dos alunos, reconhecer atitudes positivas e reforçar os aprendizados construídos ao longo do programa.
Entre os objetivos do Proerd estão o desenvolvimento de habilidades relacionadas à saúde, ao bem-estar e à segurança pessoal; o fortalecimento da integração entre Polícia Militar, escola, famílias e comunidade; a promoção do diálogo e da resolução pacífica de conflitos; e o incentivo a escolhas responsáveis e atitudes que contribuam para uma vida saudável e cidadã.
A secretária municipal de Educação de Guararema, Clara Assumpção Eroles Freire Nunes, destaca que a iniciativa reforça a parceria entre Educação e Segurança Pública, contribuindo para o desenvolvimento integral dos estudantes e para a construção de uma comunidade cada vez mais segura e preparada para o futuro.
“Esse programa fortalece a educação, aproxima a comunidade escolar das instituições de segurança e contribui para o crescimento social do nosso município”, pontua Clara ao completar que “educar também é proteger, orientar e construir oportunidades para um futuro melhor”.