No Dia do Livro Infantil, Prefeitura de Guararema destaca políticas públicas para a infância

Data reforça formas de acesso à leitura e formação de leitores no município

No Dia do Livro Infantil, Prefeitura de Guararema destaca políticas públicas para a infância

📸 Crédito foto: Warley Kenji - Comunicação/PMG
No Dia Nacional do Livro Infantil, celebrado neste sábado (18), a Prefeitura de Guararema se destaca por um conjunto de ações que colocam a literatura no centro das políticas públicas voltadas à infância.
 
Na cidade, o acesso ao livro se materializa, entre outros espaços, na Biblioteca Municipal “Professora Zilda Leonor Lopes”, que fica na Estação Literária “Professora Maria de Lourdes Évora Camargo”, no Centro. No espaço, estão disponíveis mais de 20 mil exemplares, incluindo um amplo acervo de literatura infantil. O equipamento funciona como um dos principais pontos de contato entre crianças e leitura, integrando literatura, atividades culturais e propostas pedagógicas que aproximam o público do universo literário.

A biblioteca conta com títulos voltados para todos os públicos e idades, de clássicos da literatura a lançamentos contemporâneos, incluindo obras infantis, infanto-juvenis e até quadrinhos e mangás. O acesso é aberto ao público.

Além do acervo, o incentivo à leitura aparece articulado a resultados educacionais. A Rede Municipal de Ensino de Guararema alcançou recentemente o melhor índice de alfabetização entre os municípios da Região Metropolitana de São Paulo, de acordo com o Indicador Criança Alfabetizada (ICA). Em 2025, 76% dos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental foram considerados alfabetizados na idade certa, acima da meta de 70%. O indicador integra o monitoramento do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada e é calculado a partir de avaliações realizadas em parceria com o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo.
 
O município também acumula reconhecimentos recentes. Entre eles, o Prêmio Excelência Educacional, concedido pelo programa Alfabetiza Juntos SP, e o Selo Ouro no Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização – edição 2025, iniciativa do Ministério da Educação que certifica redes de ensino com políticas eficazes na área.
 
As ações vão além dos números e se desdobram em programas que buscam formar leitores desde os primeiros anos. Iniciativas como o “Embarcando na Estação Literária”, que leva alunos para atividades no espaço cultural, e o “Desenrolando Histórias”, que envolve cerca de quatro mil estudantes, integram uma estratégia que inclui também a distribuição de livros para uso em sala e em casa. Ao lado de eventos e projetos que utilizam a contação de histórias como ferramenta pedagógica, essas atividades sustentam uma rotina em que o livro circula entre escola, família e cidade.
 
Outro exemplo é a Festa Literária de Guararema (FLIG), que ocorre em outubro e chega à sua 5ª edição. A agenda une leitura e cultura, o que a torna uma ação de alcance regional e reforça o destaque do livro em Guararema