Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida
A Secretaria de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida visa a valorização, incentivo, defesa e preservação das manifestações desportivas, visando à realização integral da pessoa humana;
Tem por objetivo, coordenar, planejar e implementar a política municipal de esportes, de modo a estimular, divulgar e apoiar a prática desportiva e recreativa junto à Comunidade.
Promove, com regularidade, programas de lazer de interesse da população, em articulação com os órgãos estaduais da área, além da prática esportiva, destinada às crianças, jovens e adultos.
A Secretaria de Esportes e Lazer busca também a inclusão do cidadão da terceira idade nas atividades de lazer e recreação.
Assim como toda a Prefeitura de Guararema, a Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Qualidade de Vida está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela Organização Das Nações Unidas (ONU) como parte da Agenda 2030, que considera os âmbitos social, ambiental e econômico como pilares para o desenvolvimento sustentável do planeta. As atividades desempenhadas pela Pasta atendem a cinco ODS:
ODS 3 (Saúde e Bem-Estar): A prática regular de esportes e atividades físicas em todas as faixas etárias é fundamental para a prevenção de doenças crônicas, o aumento da expectativa de vida e a melhoria da qualidade de vida.
ODS 4 (Educação de Qualidade): O esporte, em suas diferentes modalidades, pode ser um meio de ensino-aprendizagem, promovendo valores como trabalho em equipe, respeito, disciplina, comportamento, além de habilidades motoras e sociais.
ODS 10 (Redução das Desigualdades): O esporte, especialmente quando praticado em comunidades carentes, pode ser um instrumento de inclusão social, equidade e de empoderamento, oferecendo oportunidades de desenvolvimento e mobilidade social.
ODS 16 (Paz, Justiça e Instituições Eficazes): O esporte contribui para a construção de sociedades mais pacíficas e inclusivas, promovendo a tolerância e o respeito entre diferentes grupos sociais, independentemente de crenças, gênero, orientação sexual e etnia.
ODS 17 (Parcerias e Meios de Implementação): O esporte pode ser um facilitador de parcerias entre diferentes setores da sociedade, como governos, empresas e organizações não governamentais, para a realização de projetos de desenvolvimento que valorizam o trabalho coletivo e parcerias entre sociedade civil, poder público, iniciativa privada e entidades sociais, ONGs (Organizações Não Governamentais) e OSCIPs (Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público).